A Colcha de Crochê vem atravessando gerações, sendo uma das técnicas de artesanato mais utilizadas na produção de acessórios para casa e decoração.
Hoje essa peça de artesanato fácil é bastante usada, principalmente para quem gosta de uma peça única e versátil.
As colchas de crochê decoram quartos de casal, adolescentes, crianças e até são usadas como mantas de sofá. Afinal, o crochê é um material com alta durabilidade e com acabamento bastante aconchegante para esses espaços.
Confira neste post algumas dicas de como fazer uma colcha com criatividade, pensando em todos os detalhes que fazem dessa técnica uma das mais populares quando o assunto é artesanato para decoração.
Colcha de Crochê – Passo a passo para fazer a sua
Existem vários gráficos usados no crochê, inclusive, o tipo de linha pode mudar conforme a funcionalidade do artesanato. No caso da colcha, ela precisa ser confortável e ainda decorar o espaço, por isso, é preciso planejar.
Se você já conhece a técnica do crochê, as dicas abaixo irão te ajudar a produzir uma colcha de crochê para uso pessoal ou venda, não deixe de acompanhar as etapas abaixo.
Escolha o modelo de colcha para fazer
O primeiro passo para produzir uma colcha é escolher o modelo de desenhos, gráficos, tipo de ponto e cores para o elemento.
Como dissemos, existem variadas técnicas de crochê para usar e definir qual ponto usar irá interferir no acabamento e funcionalidade do acessório.
O crochê tunisiano, por exemplo, é bastante usado na produção de acessórios e roupas por causa do acabamento sofisticado e delicado.
Combine a colcha com o ambiente
Outro ponto a se considerar é combinar a colcha de crochê com o ambiente, isto é, pensar no acessório como um elemento para agregar valor ao espaço.
Para uma decoração minimalista, escolha cores mais neutras como cinza, preto, branco ou bege. Já na decoração mais rústica, a linha cru, branca e terrosa são opções que valorizam ainda mais o ambiente.
Pense na linha que será usada para confeccionar
Além das cores influenciarem no ambiente, pense na linha que será usada para confeccionar a colcha de crochê.
Escolher uma linha mais macia é ideal para mantas e colchas que serão usadas para cobrir as pessoas, ao invés de apenas decorar o ambiente.
Agora, se você vai produzir uma colcha para decorar o ambiente, a dica é apostar nas cores que se acentuam com o espaço. Por exemplo, para locais alegres, escolha linhas em cores mais vibrantes e gráficos em formato de desenhos.
Comece pela colcha de crochê em quadrados
Uma dica para os iniciantes na técnica é começar pela colcha em quadrados, esse é um dos modelos mais fáceis de produzir.
A técnica consiste em fazer diversos quadrados em crochê, depois é só prender um ao outro formando o tamanho ideal para sua colcha.
Esse modelo contribui para quando não se sabe ao certo o tamanho de colcha que deseja produzir, apostando em um tamanho exato ou com margem de sobra para fazer um diferenciado acabamento para a colcha de crochê.
Use a sua criatividade! 🙂
Veja agora: Como fazer Balão de Papel – Passo a Passo