Muita gente ama o aspecto proporcionado pelo alfabeto lettering, mas nem todo mundo sabe como fazê-lo de uma maneira bonita e interessante. Por isso, neste texto nós reunimos algumas dicas, bastante simples, que poderão servir de base na hora de você criar o seu próprio alfabeto. Acompanhe e inspire-se!
Depois, dê uma olhadinha no nosso conteúdo sobre desenhos fáceis para fazer e treine ainda mais a sua capacidade de desenvolver traços artísticos.
Como fazer alfabeto lettering?
Antes de qualquer coisa, é muito importante compreender um ponto: Para fazer alfabeto lettering, é fundamental que você treine bastante. Lembre-se de que não é da noite para o dia que os seus traços serão os melhores do mundo. Portanto, vá praticando, sempre considerando as regras da técnica, até atingir os resultados que almeja.
Vejamos, agora, algumas dicas relevantes:
1. Entenda os conceitos por trás das linhas
Entender os conceitos que regem a prática de alfabeto lettering é fundamental. Desse modo, você poderá compreender quais são as regras da técnica e, assim, alinhar a sua maneira de desenvolvê-la. Veja algumas regras que você deve considerar:
- Loop: Dizem respeito às linhas curvilíneas que são feitas nas letras, com o propósito de criar uma composição bastante atraente;
- Olho: Esse termo diz respeito a parte fechada de uma letra, como acontece na letra b, p, d e o, por exemplo;
- Ascendente: Parte da letrinha que ficará “escapando” para cima da linha média;
- Descendente: É o contrário da ascendente, ou seja, é a parte da letra que escapa para baixo da linha média;
- Altura X: Consiste na linha delimitada que fica entre a linha de base e a linha média. Vale destacar que essa linha é a altura das letras minúsculas.
2. Explore diferentes tipos de canetas
As canetas “brush” são as ideais para a prática de lettering. Isso porque elas possibilitam que você faça movimentos de modo a “pintar” sobre o papel, como se estivesse usando um pincel. No entanto, é importante explorar diferentes tipos de canetas dentro dessa categoria, explorando marcas, cores, tamanhos de ponta, e assim por diante.
Veja também o nosso conteúdo sobre como funciona e como usar um Pirógrafo.
3. Escreva todas as letras de forma simples primeiro
Antes de começar a fazer alfabeto lettering de fato, experimente escrever, no seu caderno ou em uma folha específica de lettering, todas as letras do alfabeto. Em seguida, observe: qual parte pode ser mais “grossa” e mais “fina”? Essa visualização pode ajudar na hora de você mover a caneta sobre o papel.
4. Treine a partir das letras simples
Com o alfabeto simples escrito no papel, comece a contorná-lo com a caneta de lettering. Lembre-se de que todo traço que sobe é fino, e todo traço que desce é grosso. Nesta etapa, seja paciente e vá fazendo aos poucos, sem pressa. Assim você vai criando a memória muscular para a sua mão.
5. Estude referências sempre que possível
Por fim, não se esqueça de estudar referências bacanas sempre que possível. No Pinterest, por exemplo, você pode encontrar uma série de opções de alfabeto lettering e até mesmo frases e textos usando essa técnica. Assim, você pode visualizar os traços das outras pessoas e ir treinando os seus, até ter resultados bem legais. Faça esse teste e veja como é possível desenvolver cada vez mais a sua habilidade.
A paciência deve ser uma aliada neste momento
Não se esqueça de que em se tratando de escrita e desenho, a prática deve ser constante. Ao lado dela, deve haver muita paciência, pois não é da noite para o dia que conseguimos estimular profundamente a nossa coordenação motora. Portanto, fique atento a isso e não desista quando o resultado não for o que você espera. Mas, sim, siga adiante no seu objetivo e vá aprimorando cada vez mais as suas habilidades.
Boa sorte!
Veja também: Molde de Tabuada em EVA para Imprimir: Veja aqui!