20 Ideias de Reciclagem de Latas

Você sabia que a reciclagem de latas é a maior do mundo? Com ela é possível fazer vários itens de decoração e super úteis no dia a dia, desde um vasinho de flor, até uma poltrona confortável!

Reciclagem de latas – 20 ideias para te inspirar!

A seguir você aprenderá a criar 20 objetos incríveis, apenas utilizando latas que seriam descartadas no lixo, aproveite para deixar seu comentário no final do artigo!

1- Organizador de gaveta

Sabe aquela gaveta do escritório ou da mesinha do computador que vive bagunçada? Você pode arrumar de uma maneira bem original e bonita, com latas de atum redondas.

Para deixar ainda mais organizado, cole etiquetas com os nomes dos itens para nenhum ficar fora da sua latinha.

reciclagem de latas

2- Porta treco

Todo mundo tem um cestinho ou caixinha com várias coisas dentro, conhecida também como porta treco. Aproveite as latas de alimentos ou de leite em pó e faça o seu porta treco.

reciclagem de latas
3- Horta

Se você não tem muito espaço em casa para uma horta, pode aproveitar as latinhas e fazer uma horta suspensa, ou decorar a varanda da sua casa com elas.

reciclagem de latas

4- Jogos infantis

Os jogos infantis com materiais reciclados são ótimos para estimular a criatividade das crianças, além de ensinar um pouco mais sobre a reciclagem! Com a reciclagem de latas você pode criar um boliche ou o jogo “bola na lata”

5- Suportes

O suporte de lata é aquele item que deve estar sempre visível e fácil de pegar, por isso combina bastante com locais de estudo, ateliês e até cozinhas.

Coloque dentro das latinhas os itens que mais usa, no  ateliê você pode guardar tesouras, lápis, pinceis, assim ficará fácil de encontrar durante seu trabalho.

6- Quadrinho

As latinhas de sardinha que pareciam não ter utilidade alguma se transformaram em um quadrinho lindo para decoração de casa.

Lembre-se de lavar bem a latinha e retirar toda a tampa, assim você coloca todos os elementos dentro da lata sem nenhum problema.

7- Mini churrasqueira

Quem gosta de acampar ou adora uma aventura precisa de uma mini churrasqueira. Fácil de fazer e super prática, uma latinha pode te salvar quando estiver com fome por aí. Confira o passo a passo.

8- Flores de lata

As flores em latas necessita de muita paciência e habilidade manual, afinal não é fácil recortar as pétalas e ainda uni-las, mas o resultado vale a pena.

reciclagem de latas

9- Cata-vento

Antigamente era muito comum encontrar cata-vento nos gramados das chácaras e casas, hoje em dia são raros!

Você pode criar um cata-vento fazendo as hélices com partes das latas de refrigerante.

10- Molde para cozinha

Quem gosta de cozinhar e criar diversos pratos, principalmente envolvendo massa, sabe como os moldes são práticos e facilitam na hora de cortar as porções.

Reutilize as latas para fazer os moldes, separe de diversos tamanhos, assim terá vários cortadores para diversas receitas gostosas.

11- Luminária

A luminária feita com latas de leite combina com qualquer ambiente. Você pode colocar na mesinha ao lado da cama como abajur, na mesinha de estudo ou no escritório.

Para dar um charme pinte as latas e faça furos nelas para que a luz saia com mais facilidade e deixe o ambiente iluminado com os desenhos.

12- Casinha para gato

A lata de tinta grande, de 18 litros, se transformou em um novo dormitório para o gatinho.  Além de ser uma caminha que irá proteger o animal da chuva, será um ótimo lugar de descanso.

Faça uma almofada ou compre um travesseiro pequeno e coloque dentro da lata para deixar ainda mais confortável.

13- Porta vela

Quem gosta de velas aromatizantes sabe da importância de um suporte para elas, afinal ninguém merece vela derretida nos móveis!

Use latinhas redondas com altura pequena para que a vela apareça e decore o ambiente.

14- Puff

A lata de tinta de 18 litros foi utilizada desta vez como um puff, ou um banquinho bem diferente para receber os amigos e familiares.

Para deixar a lata de alumínio mais bonita você pode decorar fazendo decoupagem. Não se esqueça de colocar uma almofada confortável em cima para que as pessoas possam sentar.

15-Vaso de flor

O vasinho de flor feito com reciclagem de latas pode ser usado em diversas ocasiões: decorar a mesa,  enfeitar as janelas, usar como centro de mesa de festas e casamentos…

Basta usar a criatividade e decorar a lata com o tema que mais gostar e combinar com o local!

16- Porta Mantimento

As latas maiores como de leite em pó, são ótimas para guardar mantimentos. Para facilitar na hora de saber qual lata está o que, cole etiquetas e escreva o alimento, assim não tem como se confundir!

17- Bonecos de lata

A latinha de refrigerante que iria para o lixo se transformou em bonecos fofos e divertidos para as crianças.

18- Poço

O poço feito como objeto de decoração é um charme bem diferente! Aproveite para fazer os outros elementos como telhados e estrutura com outros materiais reciclados.

reciclagem de latas

19- Casa de passarinho

Os passarinhos adoram se alimentar e beber água em casinhas que ficam penduradas nas varandas das casas. Você pode fazer com várias latas de tamanhos diferentes e amarrar com uma corda na sua casa, coloque a raça para pássaros, eles irão adorar!

20- Porta joia

Para as mulheres que adoram acessórios, você pode reaproveitar a lata de sardinha para criar o porta jóia!

Dentro da lata você pode colocar espuma ou criar as divisórias com tecido e manta siliconada. Para fazer com tecido você deve medir a lata e decidir quantos rolinhos terá.

Recorte o tecido e costure, deixando uma abertura para desvirar e encher com manta siliconada, depois  costure a abertura e coloque dentro da latinha.

A lata de alumínio pode se transformar em tantos objetos que fica fácil decorar a casa e inda ajudar o meio ambiente!

O que acharam dessas ideias de utilizar objetos recicláveis para fazer artesanato? São 20 opções para lhe ajudar a pensar na reciclagem desses objetos. As imagens foram retiradas do Pinterest!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Lucia Claro disse:

    Amei todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *