Você sabia que fazer forno de pizza é muito mais fácil do que você sempre imaginou? Sim, você mesmo consegue fazer o seu forno em casa.
Para isso, basta seguir passos adequados e específicos que possibilitem um forno de qualidade para garantir momentos de diversão e lazer.
Quer saber mais? Então acompanhe este guia até o fim e fique por dentro de tudo!
Confira também: Modelos de Cores para armários de Cozinha.
Passo a passo de como fazer forno de pizza
Antes de qualquer coisa, é muito importante que você use os equipamentos certos para fazer forno de pizza, ok? Até porque, é necessário garantir a segurança durante o processo.
Então, use as luvas de proteção e outros materiais que possam ser pertinentes.
Com isso em mente, vamos agora ao passo a passo:
1. Escolha o local
Escolher o local ideal é o primeiro passo para a construção do forno de pizza com segurança. A nossa dica é que você sempre priorize um espaço ao ar livre, como um quintal ou jardim, onde o forno possa ser montado com segurança.
É muito importante que haja uma boa circulação de ar e que o local escolhido esteja distante de materiais inflamáveis. Além disso, pense na proximidade de áreas de lazer e de refeições, para facilitar o uso do forno durante encontros e eventos.
2. Prepare a base
Depois de escolher o local ideal, vamos começar a montagem. O primeiro passo nessa montagem em si é a preparação da base do seu forno para pizza.
Construa uma base de concreto ou utilize tijolos, garantindo que seja forte o suficiente para suportar o peso da cúpula e o calor intenso do forno.
A altura da base também deve ser confortável para que o uso do forno seja prático, evitando a necessidade de se abaixar demais para manusear as pizzas durante os preparos.
Veja mais: Roupa com Cheiro Ruim Após Lavada – Saiba o que fazer
3. Monte a fundação e a cúpula
A fundação do forno deve ser montada com tijolos refratários, que são resistentes a altas temperaturas. Essa fundação será a superfície onde as pizzas serão assadas.
Após a fundação, inicie a construção da cúpula, também com tijolos refratários, utilizando argamassa adequada para resistir ao calor.
A cúpula deve ter formato arredondado para garantir uma distribuição eficiente do calor por todo o interior do forno. Lembre-se também de deixar a abertura do forno disponível.
4. Crie a abertura do forno
Depois que fizer a sua cúpula seguindo as dicas acima, é hora de dar continuidade ao processo de fazer forno de pizza. Ela deve ser larga o suficiente para facilitar o manuseio e alta o suficiente para permitir uma boa circulação de ar e saída da fumaça.
A forma mais indicada nesses casos é a em arco, pois essa estrutura proporciona maior resistência e durabilidade.
Vá montando a sua abertura aos pouquinhos.
5. Instale a chaminé
O tamanho da chaminé deve ser proporcional à cúpula para garantir a ventilação adequada sem perder calor excessivo. Instale-a logo acima da cúpula, do tamanho adequado para que a fumaça saia pelo local correto.
Também, posicione na parte mais anterior do seu forno, para que a temperatura seja mantida durante o uso.
Veja mais: Fachadas de Casas Tendências para 2023 e 2024: 10 opções!
6. Faça o isolamento térmico e faça a cura
Utilize materiais como argila misturada com palha, lã de rocha ou vermiculita para revestir a cúpula do forno. E após aplicar o isolamento, faça uma camada de acabamento com cimento ou argila para proteger a estrutura do seu forno.
Por fim, comece fazendo pequenas fogueiras dentro do forno, aquecendo-o gradualmente ao longo de alguns dias, assim, ele ficará “curado” para o momento do fogo mais intenso.
Esperamos que este guia de como fazer forno de pizza possa te ajudar. Mãos à obra!
Veja mais: Como isolar Barulho do Quarto