A automação residencial é uma ótima opção de projeto para quem busca economia, conforto e segurança para casa. Esse é um recurso que pode ser instalado em praticamente todos os cômodos da casa.
Para projetos de casas inteligentes mais elaborados, a sugestão é contratar uma empresa qualificada para realizar o serviço, porém, em alguns casos você mesmo pode começar sozinho a fazer um projeto de automação residencial. Veja aqui algumas ideias!
Depois aproveite e veja este conteúdo especial: Suculentas – 20 opções para decorar sua casa.
Automação Residencial – Veja 10 passos para começar
Os 10 passos para começar sozinho a planejar a automação residencial deve considerar as novas tecnologias e equipamentos para realização do projeto alinhados às necessidades da sua casa.
1- Tenha uma boa internet
Para projetos de casa inteligente é indispensável o uso de uma boa internet e roteador potente, pois dessa maneira, a interface do sistema e aparelhos não será prejudicada.
2- Faça um levantamento das suas necessidades com a automação
Uma casa inteligente precisa de planejamento, sendo esse o segundo passo para criar um ambiente residencial automatizado. Considere opções como segurança, medidores inteligentes, smart hubs (controle universal), iluminação e entre outros sistemas.
3- Pesquise ideias de casas inteligentes
O terceiro passo para criar uma casa inteligente é pesquisar ideias de residências que já possuem um sistema, isso facilita na hora de escolher os melhores sistemas e produtos que compreendem suas necessidades.
Os sites que fazem análise de produtos tecnológicos para automação e comparações são ótimas fontes de inspirações para o seu projeto.
Veja estas dicas: Como cuidar de girassol – 7 Dicas.
4- Prepare os ambientes que serão automatizados
Após definir as necessidades de automação na residência e pesquisar inspirações, prepare os ambientes que serão automatizados. Implante cabos para CFTV, redes e áudios necessários para a instalação dos equipamentos.
5- Comece pelos projetos mais simples para automação
Comece você mesmo pelos controles mais simples de automação residencial, como por exemplo, um sistema de entretenimento que liga a TV e controla a iluminação com temporizador por controle remoto conectado ao wifi.
6- Determine o orçamento para o sistema de automatização residencial
Outro ponto importante para definir é o orçamento para a instalação de um sistema inteligente, que deve abranger suas necessidades, considerando a segurança e praticidade.
7- Aposte em sistemas com interface intuitiva
Para quem deseja montar sozinho um sistema de automação em casa, a melhor dica é começar pela escolha do sistema, isto é, fazendo a escolha das melhores tecnologias.
Marcas como Alexa, Geonav e Fibaro são algumas das opções mais conhecidas de interface intuitiva.
8- Instale os adaptadores para automação residencial
Além de escolher as tecnologias para o sistema de automação da casa, instale os adaptadores para realizar a comunicação. Os interruptores inteligentes são algumas das opções.
9- Aprenda a usar o sistema de automação na casa
Ao investir em tecnologias e aplicativos para automação, aprenda usar os seus recursos, pesquisando tutoriais e fórum dos produtos.
10- Considere um projeto de infraestrutura para sistema mais elaborado
No entanto, se você deseja fazer um projeto mais elaborado e com vários recursos para tornar sua casa mais inteligente, invista em projetos de automação residenciais mais elaborados e contrate uma empresa especializada.
Sistemas de segurança com câmeras, alarmes de incêndio, sensores de fumaça e outros dispositivos exigem a contratação de um profissional técnico qualificado para que tudo funcione perfeitamente.
Contudo, se você deseja começar seu projeto de automação residencial sozinho, os assistentes virtuais podem ser um bom começo.
Espero que você tenha gostado do conteúdo, fique com essas ideias agora: Plantas Ornamentais – 10 espécies para ter em casa.