Aprender a como fazer fantoches pode ser uma excelente ideia para quem busca oferecer às crianças peças que conduzam brincadeiras diferentes, criativas e, acima de tudo, muito divertidas. Afinal, os fantoches podem render histórias incríveis, promovendo descobertas para os pequenos e criando memórias que permanecem na mente das crianças por toda a vida. Por isso, trouxemos diversas dicas e um passo a passo com o que você precisa saber para fazer lindos fantoches com os seus filhos ou alunos. Vamos lá?
Depois, aproveite para dar uma olhadinha no nosso conteúdo sobre molde de tabuada em EVA para imprimir.
Passo a passo de como fazer fantoches
O passo a passo de como fazer fantoches é mais fácil do que você imagina, só que ele depende de um fator muito importante: a criatividade. Você terá que explorar a sua criatividade durante a execução da montagem dos fantoches, a fim de criar peças diferentes, super coloridas e estilosas. Para isso, lembre-se de separar muitos materiais diferentes e interessantes, como penas, lantejoulas, retalhos de tecido e muito mais.
Quanto mais colorido e mais características tiverem os seus fantoches, mais encantadores eles poderão ser na hora de você contar lindas histórias para as crianças.
Agora, sem mais delongas, pegue lápis e papel para anotar a lista de materiais e o passo a passo para dar vida aos seus fantoches:
Materiais necessários
- Meias para a base;
- Tesoura de tecido;
- Agulha e linha. Você também pode optar por cola de tecido;
- Olhos móveis, feltro, botões e outros materiais decorativos (opcional).
Veja também: Moldes de Coelho – Modelos e Fotos
Modo de fazer
O passo a passo para fazer fantoches é super simples. Dê só uma olhadinha:
- Escolha uma meia para usar como base do seu fantoche, ou seja, para ser o corpinho da sua criação. Uma meia de adulto pode ser usada para fazer um fantoche maior, enquanto uma meia de criança pode ser usada para fazer um fantoche menor.
- Recorte uma parte da meia que servirá para representar a boca do fantoche. Para criar diversos bichinhos diferentes, ouse nos tamanhos das bocas, compondo expressões divertidas e diferentes.
- Use a agulha e a linha para dar um acabamento nesse recorte, impedindo que a sua meia acabe se desfiando enquanto estiver brincando.
- Depois, use a agulha e a linha, ou a cola de tecido, para fazer a aplicação dos olhos móveis dos seus fantoches.
- Em seguida, comece a decorar o seu personagem com os outros materiais. Faça os cabelos coloridos, use tecidos para elaborar peças de roupa (costurando-as no “corpinho do fantoche”) e assim por diante.
Use bastante a sua imaginação e criatividade para compor looks incríveis na hora de fazer fantoches. Uma dica é você escolher quais histórias quer contar com os fantoches, antes de fazê-los, a fim de que isso permita que você já tenha uma ideia do figurino e da aparência de cada um. Inclusive, pesquisar inspirações na internet, como no Pinterest, também pode ajudar na hora de criar a aparência do seu fantoche.
Depois é só aproveitar os resultados! Boa diversão!
Veja mais: Atividades de Caligrafia pra Imprimir – Veja ideias!