Você sabe como funciona e como usar um pirógrafo? Neste texto, reunimos essas duas dúvidas para que você possa compreender, de uma vez por todas, como pode colocar essa arte em prática. Acompanhe!
Depois, veja as nossas dicas de como fazer filtro de água caseiro.
Como funciona o pirógrafo?
O pirógrafo funciona de uma maneira simples. Basicamente, ele se parece com um tipo de caneta e tem uma ponta de metal que pode ser aquecida em diferentes temperaturas. É esse aquecimento que permite que determinadas superfícies sejam desenhadas por meio de uma queimadura. É como se você “cortasse” a superfície com o uso do calor, parecido com o que acontece com o corte a laser, por exemplo.
Dessa maneira, é possível fazer desenhos “gravados” em madeira, plástico, papel e muitas outras superfícies. No entanto, cada uma delas exigirá uma temperatura específica, para que seja possível gravar em uma profundidade interessante a ponto de o desenho ficar visível.
Veja também: Tirar Mancha de Eletrodoméstico – Veja dicas caseiras!
Como usar o pirógrafo?
Para usar o pirógrafo da forma correta, é preciso ter em mente que é necessário tomar cuidado com o uso dessa ferramenta. Afinal, como você notou acima, ela pode se aquecer bastante a ponto de riscar superfícies, logo, ela também pode causar lesões e danos à pele. Por isso, é muito importante manuseá-la com cuidado e atenção, para evitar acidentes. Além disso, lembre-se da importância de usar luvas de proteção adequadas.
Outro cuidado que merece atenção é a importância de usar o pirógrafo apenas em ambientes bem ventilados. Por quê? Porque se porventura você esquecer ele ligado, um incêndio pode acontecer em um ambiente fechado caso ele fique quente demais. Ainda assim, mesmo que o ambiente seja ventilado, tome muito cuidado para não se esquecer de desligar o pirógrafo depois de usá-lo.
Essas recomendações de segurança são fundamentais para você que deseja colocar em prática essa arte tão bacana. Agora, veja o passo a passo do uso desse equipamento:
- Escolha o material ideal: Normalmente, os artesão escolhem um pedaço de madeira liso e relativamente macio. A maciez da madeira ajuda na hora de desenhar, pois se ela for muito dura, o processo será mais demorado.
- Desenho: Desenhe o que você quiser. Você pode usar um gabarito para fazer uma marcação com lápis primeiro, ou usar diretamente o pirógrafo em cima da madeira.
- Temperatura: Você deverá ajustar a temperatura de acordo com o aspecto que você deseja que fique no desenho, e também de acordo com a superfície a ser desenhada. Se você quiser marcas mais profundas e escuras, a temperatura deverá ser mais alta. Se quiser mais superficiais e clarinhas, a temperatura deverá ser mais baixa. Vá testando e aumentando aos poucos, para não estragar o artesanato.
- Queima: Depois é só queimar a superfície de acordo com o seu desejo e finalizar com uma camada de verniz.
Viu só como é simples usar o pirógrafo nos seus artesanatos? Desejamos muita criatividade para você!
Fique agora com o nosso conteúdo sobre Decoração com Nichos de Parede – Dicas e Ideias