A Maranta Macoiana é uma planta muito utilizada para compor um ar de leveza e tranquilidade nos lares brasileiros. Isso porque a mesma conta com características marcantes que a tornam muito especial. Entretanto, por mais comum que a mesma possa ser, é preciso se atentar aos cuidados necessários para que ela fique ainda mais saudável e bonita. Neste guia de hoje eu vou lhe ensinar tudo sobre ela! Acompanhe e aprenda comigo.
Características da Maranta
A Maranta apresenta características bem específicas que tornam esta planta tão inconfundível e adorada. Costuma ser utilizada em diversos ambientes das casas, desde que os mesmos atendam às necessidades da plantinha. De todo modo, ela apresenta folhas que se assemelham com o desenho de uma melancia, uma vez que conta com a mescla de verde claro e escuro.
Além disso, outra característica marcante é a sua pequena florzinha branca. Essa se destaca por entre as folhas, criando uma composição linda e ao mesmo tempo muito romântica e meiga. Seu crescimento é bem interessante, uma vez que cresce até um metro de altura. Outro ponto muito legal sobre essa plantinha é que a mesma pode viver de 15 a 20 anos, se tornando uma verdadeira companheira para o dia a dia.
Leia também: Como Cuidar de Hortelã? Terreno, Irrigação, Cuidados
Onde plantar?
A sua plantinha precisa ser bem posicionada dentro de casa para que a mesma possa se desenvolver de uma maneira saudável e que garanta o crescimento contínuo. Para tanto, é preciso que a mesma fique em ambientes cujas temperaturas não variem muito além de 20 e 25 graus. Desse modo, não é adequada para cômodos muito quentes no verão, tendo em vista que a Maranta poderá se prejudicar por conta disso.
Além disso, você poderá utilizar a mesma tanto em ambientes internos, quanto externos, embora deverá ter o cuidado de não deixar a planta pegando muito o sol da tarde. Em suma, você precisa plantá-la em um local que mantenha um equilíbrio térmico, além de inibir o contato exacerbado da luz solar.
Como cuidar?
Como mencionei acima, esse tipo de planta não gosta de pegar muito sol, mas é preciso que a mesma tenha um pouco de contato para crescer e se fortalecer. Dessa maneira, o adequado é que a Maranta pegue apenas o sol da manhã, ao mesmo tempo em que, ao longo do dia, tenha contato com a claridade natural. Isto é, os raios solares não devem estar sobre ela, mas sim, apenas a entrada de luz natural deve chegar até à planta.
Para manter a rega sempre em dia, utilize pouca água com cerca de 100 ml por vez a cada dois dias. Mais do que isso você poderá sobrecarregar a planta, e menos a deixará desidratada. Quanto ao adubo, utilize o NPK 4-14-8. Sendo esse uma opção adequada para casos onde aparem pragas na sua plantinha, por exemplo.
Viu só como é simples? Com algumas medidas você já pode criar um jardim lindo em sua casa com plantas como esta que citei, e deixar a sua casa ainda mais aconchegante e bonita. Aposte nessa alternativa e depois me conta qual a sua folhagem favorita! 😊