Muito se fala hoje em dia de nicho de madeira. Esta é uma expressão que surgiu há algum tempo e vem acompanhada de muito requinte, beleza e decoração. É claro que ao mesmo tempo que este é um produto considerado “moderno”, saiba que é possível fazer e construir na sua casa, sem gastar muito!
Com os móveis sob medida ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros devido a sua praticidade e custo-benefício, os nichos de madeira também tem sua importância na decoração. Afinal, eles podem facilmente substituir uma prateleira ou armário antigo, otimizando espaço e proporcionando uma melhor estética.
Vamos entender tudo sobre o assunto a partir de agora!
Nicho de Madeira – O que é?
Para entender o que nicho de madeira, basta entendermos a palavra nicho: trata-se de um espaço exclusivo e dedicado a algum objeto e em um local específico da casa. É praticamente uma prateleira de madeira flutuante, que não precisa de pés e que fica grudado diretamente na parede.
De forma resumida, são quadrados ou retângulos de madeira, que criam um espaço interno para apoiar objetos. É justamente pelo fato de ser um “quadrado” que ganha o nome de nicho. Diferente de uma prateleira convencional, que possui apenas um apoio para o objeto. No caso do nicho, além do apoio inferior, há paredes e até uma tampa.
Fica realmente bonito! Mas, será que é caro de fazer? Ou melhor, será que é fácil de fazer? Que tal aprender? Vamos lá!
Depois veja também algumas ideias de decoração de sala!
É fácil de fazer nicho de madeira? Paso a passo
Sim, é extremamente fácil de fazer um nicho de madeira! Tudo que você precisa é de alguns pedaços de madeira (que você encontra em qualquer loja de materiais de construção) e de um pouco de tempo e criatividade. De forma resumida, para construir seus próprios nichos, você precisará fazer o seguinte:
- Separe as madeiras de seu gosto;
- Corte-as de forma que a caixa ganhe forma;
- Utilize cola ou grampos de madeira para fixar;
- Faça furos na parte de trás para pendurar na parede;
Vamos entender cada uma das etapas a partir de agora!
1- Separe as madeiras de seu gosto
O primeiro passo, então, é separar as madeiras do seu próprio gosto. Pode ser qualquer cor, espessura ou tamanho, desde que caiba na parede que você quer instalar. Detalhe: evite a compra de madeiras extremamente finas. Por mais que elas possam ser bonitas, a resistência pode não ser tão grande, e seu nicho poderá desabar.
2- Corte-as de forma que a caixa ganhe forma
O segundo passo, é cortar as madeiras que você comprou de forma que o nicho comece a ganhar forma visual. Tire as medidas básicas de tamanho e comprimento e corte cada uma das tábuas de uma maneira que seja fácil para você: serrote, serra circular elétrica ou, se preferir, leve em algum marceneiro para que ele corte.
3- Utilize cola ou grampos de madeira para fixar
O terceiro passo é colar cada uma das partes da madeira cortada. Você poderá usar cola branca de madeira e até mesmo utilizar pinos para que tudo fique mais firme. Estes pinos podem ser embutidos na madeira de forma que ajude a fixar cada uma das partes do nicho. Evite a utilização de pregos, pois a aparência pode não ficar muito bonita.
4- Faça furos na parte de trás para pendurar na parede
E por último, basta fazer pequenos furos na parte de trás do seu nicho para que você possa colocar na parede. Basta fixar parafusos na parede e na altura que deseja instalar o nicho e depois encaixar os parafusos nos buracos feitos em seu nicho. Simples desse jeito, você já poderá ter paredes incrivelmente bonitas, decoradas e funcionais!