Muita gente se pergunta o que é artesanato. Na verdade, para entender o que é artesanato, você precisa entender que existem diversos jeitos de se produzir uma peça ou um produto: a maneira industrial e a maneira artesanal. Ambas as formas são ótimas maneiras de suprir uma demanda ou mesmo fazer por hobby! Desta forma, acompanhe o texto e entenda tudo sobre o tema.
O que é Artesanato?
Para entender o que é artesanato, não há segredo. Podemos resumir em alguns critérios, como: tudo aquilo que é feito de forma caseira, manual e com recursos propícios. Assim sendo, podemos considerar artesanal, tudo aquilo que possui exclusividade e um “toque” de arte do artesão. O que acaba entregando muito charme e valor à peça.
Desta forma, muita gente acaba buscando formas e alternativas de começar a fazer artesanato. Mas nem sempre é possível entender quais são os melhores caminhos. Afinal, existem inúmeros caminhos e formas de se chegar a um resultado incrível. Artesanato é arte. É algo pessoal e que “vem de dentro”. Por isso, nossa primeira recomendação é: encontre a sua veia criativa para produzir peças lindas!
No entanto, há também formas de se chegar a bons resultados seguindo um “passo a passo”. Se você quer aprender como fazer artesanato, veja o nosso guia abaixo.
É difícil de aprender artesanato?
Seja se você quer fazer artesanato para vender ou mesmo para praticar um hobby, é importante entender por onde começar. Não existe uma “receita”, mas existem alguns bons métodos que você pode levar em consideração na hora de colocar a mão na massa. E o primeiro deles, é partir da simplicidade e facilidade. Veja os tópicos abaixo.
- Comece com experiências simples;
- Procure vídeos de passo a passo no YouTube;
- Tenha paciência e entenda que no início você vai errar;
- Comece com recursos próprios;
Vamos entender cada um dos pontos a partir de agora!
Comece com experiências simples
Começar com experiências simples é a nossa principal dica. Para entender o que é artesanato, você precisa considerar a prática. Quanto mais prática você tiver, maior será sua criatividade com materiais e elementos. Seja se você for produzir artesanato com caixa de leite longa vida ou seja se você vai partir para projetos em madeira mais ousados e difíceis, o importante é começar com itens simples e não complexos!
Tudo que você começar, você precisa terminar. Isto ajudará muito, psicologicamente falando. Pois a sensação de “dever cumprido” será muito boa!
Procure vídeos de passo a passo no YouTube
O segundo passo, é encontrar bons canais de artesanato no YouTube. Por lá, você poderá aprender de forma visual, como construir e moldar suas primeiras peças de artesanato. Lembre-se que quanto mais fácil for para você no início, melhores serão os resultados!
Tenha paciência e entenda que no início você vai errar
Ter paciência é uma virtude. Há quem acredite que não ter paciência é uma forma romântica de “não ficar parado”. Afinal, muitas vezes você precisará ficar parado em um projeto, até entender o que de fato precisa ser feito para que ele seja finalizado. Além de que no início você pode ter algumas dificuldades normais de qualquer aprendizado. Por isso, tenha paciência!
Comece com recursos próprios
E, por último, comece com recursos próprios. Encontre na sua casa elementos e objetos que possam ser usados para a prática do artesanato. Muitas vezes você vai encontrar itens em desuso que podem virar um objeto novinho em folha e com uma utilidade incrível! Legal, não é?
Agora que você já entendeu o que é artesanato e como começar a fazer, leia também nosso artigo sobre Artesanato Passo a Passo!