A parede pintada com fita é uma forma bem fácil de personalizar o ambiente e, por isso, tornou-se uma tendência na decoração de ambientes.
Com uma fita crepe é possível criar desenhos geométricos e lineares na parede, decorando e pintando da cor de sua preferência.
É uma ideia de pintura fácil de fazer, você não precisa contratar um profissional para o trabalho, basta posicionar as fitas no local para formar o desenho.
Confira como fazer uma parede com fita e ideias para decorar aquele espaço que precisa de uma repaginada de estilo na decoração.
Parede Pintada com Fita – Passo a passo de como fazer
A parede pintada com fita é uma técnica indicada para todo estilo de ambiente como sala, cozinha, quarto, banheiro, hall de entrada, corredores e área de festa ou gourmet. É um projeto que não exige muitos materiais ou conhecimentos específicos.
Abaixo montamos um passo a passo de como fazer uma parede pintada dessa forma. Siga todas as etapas e dê uma repaginada no seu ambiente.
Prepare a parede antes de ser pintada com fita
Antes de tudo, prepare a parede antes de ser pintada com fita, escolha um espaço onde a técnica com desenhos em listras ou formas geométricas como o mosaico irá combinar.
Use uma lixa ou escova para limpar a parede, removendo todo vestígio de sujeira ou ondulações na superfície.
Separe os materiais para Parede Pintada com Fita
A segunda etapa é separar os materiais para parede, ferramentas básicas para pinturas residenciais. Confira os materiais na lista abaixo:
- Rolo de pintura;
- Pincel;
- Trena;
- Bandeja;
- Fita crepe;
- Tintas.
Coloque no local, jornais ou um plástico para proteger o piso do contato com a tinta, que pode manchar a superfície.
Faça o planejamento e personalize sua parede
A etapa do planejamento da parede pintada com fita é bem importante, você pode começar usando um rascunho antes de colocar a ideia em prática. Faça marcações e crie formas de desenho antes de marcar a parede.
Depois de decidir as formas de linhas, use a trena para marcar os pontos para colocar a fita crepe e comece a colar a fita nas marcações da parede.
Use a tinta escolha para pintar entre as marcações
Após as fitas coladas no local, comece passando a tinta nos locais marcados com todo cuidado para não ultrapassar o limite da fita crepe.
Aqui você pode brincar com cores diferentes e fazer um estilo degradê de pintura, ou seja, use a criatividade.
Remova as fitas da parede
Aguarde uns minutinhos e remova as fitas para ver o resultado da parede pintada. Note se os cantinhos estão bem pintados e se a parede pintada não necessita de acabamento.
Inspirações para sua parede
Agora que você já sabe como fazer a parede pintada com fita, veja algumas ideias para se inspirar:
Para um ambiente pequeno a ideia de amplitude conta bastante, por isso, a dica é apostar em listras na parede usando fita crepe.
Escolha a espessura, espaçamento entre as cores e efeito conforme o ambiente demanda, por exemplo, para ambientes mais compridos, use listras na horizontal.
Na hora de valorizar o pé direito alto, aposte nas linhas verticais que dão todo um charme no ambiente.
Essas foram as dicas e inspirações para fazer sua parede pintada com fita!
Veja mais: Grafismos – O que é? Exemplos e Ideias