No artigo de hoje eu vou lhe ensinar a remover a cera do piso corretamente antes de aplicar novamente, para assim ter um chão sempre limpinho, brilhante e livre de manchas!
Porque eu não sei você… Mas eu me incomodo um bocado com as manchinhas de cera gasta que podem aparecer no chão. Por isso, criei um cronograma onde removo a cera pelo menos a cada 30 dias, não ultrapassando três reaplicações da cera antes de removê-la.
Por isso, resolvi escrever este conteúdo para lhe ajudar nessa tarefa e assim facilitar o seu trabalho doméstico. Vem comigo! 🙂
Passo a passo para remover a cera do piso
Antes de qualquer coisa, eu preciso lhe dar um aviso: Se você está há muito tempo sem remover a cera do piso, é possível que você tenha que repetir o procedimento, ok? Neste caso, eu aconselho que você faça isso em dias distintos, pois a limpeza cansa e a segunda vez pode não sair como você deseja.
Visto isso, vou agora detalhar tudo o que eu faço para deixar meu piso sempre com cara de novinho:
1- Preparando o piso
Não adianta aplicar o removedor de cera antes mesmo de preparar o piso, não é mesmo? Isso nunca daria certo! Por isso, eu gosto de varrer muito bem e uso o aspirador de pó para garantir que as poeirinhas não atrapalhem o procedimento. Há vezes em que eu também uso um pano úmido para garantir que não terão sujeiras superficiais atrapalhando o processo.
Se quiser, depois leia a minha dica de como limpar fogão de inox rapidinho.
2- Aplicando o removedor
Como grande parte dos removedores de cera descrevem na embalagem, é essencial que você faça pequenas partes de cada vez. Assim você não corre o risco de deixar o removedor secar sobre o piso, manchando-o. Portanto, use um borrifador para espalhar em mais ou menos 8 azulejos.
3- Deixe agir e esfregue
Depois que você aplicar o removedor de cera, aguarde pelo menos 5 minutos para que o produto aja profundamente. Lembre-se de observar o aspecto, se começar a secar antes dos cinco minutos, borrife mais um pouquinho para umedecer.
Passado o tempo, use uma escova de cerdas semi macias (como de uma vassoura, por exemplo) e esfregue com um pouquinho de força. Se você não tiver passado muitas camadas de cera, não precisará usar muita força. No entanto, se as camadas forem densas, essa etapa poderá demorar um pouquinho mais.
Esfregue todas as partes que receberam o removedor, dando atenção para não deixar sujeira acumulada nos cantinhos.
Lembre-se de ler também sobre como limpar pia de inox da melhor forma.
4- Remova o produto passando um pano úmido duas vezes
Por fim, você deverá usar um pano limpo e praticamente encharcado para retirar a primeira camada de cera que se soltou. Lave-o em água corrente e repita o processo. Lembre-se de remover bem as sujidades que se soltaram, atentando-se para não deixar nada para trás, pois depois que secar ficará manchado (experiência própria rsrs).
Repita o procedimento de remover a cera do piso em todo o cômodo e aguarde a secagem, que pode ser um pouco demorada. Se você tem ar condicionado no ambiente, eu aconselho ligá-lo, pois o ar ficará mais seco e o chão irá secar mais rapidamente.
Viu como é simples? Aposte nas dicas e tenha sempre pisos limpinhos em sua casa! 🙂