Pular para o conteúdo

Repelente caseiro: Como fazer e usar em casa

Investir em um repelente caseiro é uma forma de garantir que os mosquitos e insetos fiquem longe da sua casa e, além disso, você e sua família não desenvolvam nenhum tipo de alergia proveniente de produtos químicos industrializados. Afinal, só quem é alérgico sabe o quanto esse tipo de inseticida comprado pode ser muito prejudicial para a respiração, não é mesmo?

Porém, ao mesmo tempo é impossível viver sem o repelente por perto, especialmente em regiões mais quentes onde o volume de mosquitos é muito maior. E embora nós possamos impedir que tenha água parada em nossas casas, é inviável considerar que toda a vizinhança também terá o mesmo cuidado. Por isso, investir em receitas caseiras e relativamente mais saudáveis pode ser uma boa alternativa.

repelente caseiro

E para isso, eu trouxe uma receitinha que eu amo usar para deixar a minha casa protegida dos insetos. Quer saber qual é? Então acompanhe esse conteúdo até o fim!

Gosta de dicas? Então depois leia como remover a cera do piso corretamente!

Como fazer repelente caseiro de cravo

O repelente caseiro de cravo é um dos meus favoritos, pois o cheirinho do cravo tende a ser muito mais agradável do que os venenos que vemos por aí, no mercado. Por isso é justamente essa opção que eu vou te ensinar a fazer hoje! Veja abaixo a receitinha completa:

Ingredientes

  • Meio litro de álcool de cereais;
  • 15 gramas de cravo-da-índia;
  • 100 ml de óleo vegetal, como óleo de coco;
  • 1 recipiente de vidro que tenha uma tampa que feche bem;
  • Peneira para coar;
  • Spray ou borrifador.

Modo de preparo do repelente caseiro

  1. Armazene o cravo-da-índia e o álcool de cereais no recipiente de vidro, tampado por pelo menos 5 dias. Deixe descansando, porém, chacoalhe a mistura de manhã e de noite, ou seja, duas vezes ao dia, para que a essência se dissipe no álcool.
  2. Passado o período de descanso, remova os cravos usando a peneirinha.
  3. Adicione o óleo vegetal de coco e misture bem, até formar uma consistência mais homogênea possível.
  4. Despeje toda a mistura no seu frasco borrifador ou spray e pronto! Você já terá o seu repelente caseiro e poderá usar sempre que achar necessário.

repelente caseiro

Tudo isso sem ter que desagradar as vias aéreas e deixando a sua casa ainda mais cheirosa e protegida. Lembre-se apenas da agitar bem a mistura quando você for usar, ok? Pois o óleo pode decantar do álcool, quando a mistura estiver paradinha.

Fazer receitas caseiras pode ser benéfico para a saúde

Assim como eu já ensinei a fazer amaciante caseiro e lustra móveis caseiros, eu gosto de sempre trazer possibilidades de receitinhas caseiras eficazes e saudáveis. Afinal, nada pior do que encher a nossa casa de produtos industrializados que possam despertar alergias nada agradáveis, não é mesmo? Por isso eu sempre aconselho o uso de produtos naturais nas mais diversas necessidades do dia a dia. Aposte nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *