10 Dicas para iniciar no Patchwork

Procurando por dicas para iniciar no patchwork? Quer apostar nesta técnica mas ainda não sabe por onde começar exatamente? Então fique tranquilo que eu estou aqui para te ajudar exatamente com isso!

10 Dicas para iniciar no Patchwork

O que é patchwork

Mas, antes de aprender as dicas que eu separei, deixa eu te perguntar uma coisa! Você sabe, de fato, o que é patchwork? Se a sua resposta for não, então deixa eu te explicar um pouquinho sobre esta linda técnica.

dicas para iniciar no patchwork

Basicamente, patchwork nada mais é do que o “trabalho com retalhos”, na tradução literal. Isto é, neste tipo de artesanato você terá que usar recortes de tecidos diferentes, unindo-os de uma maneira harmoniosa e que proporciona diversos resultados. Desse modo, o patchwork nada mais é do que uma maneira de até mesmo reaproveitar retalhos e tecidos que, costumeiramente, seriam descartados.

10 dicas para iniciar no patchwork

Agora que você já entendeu o que é patchwork, é hora de pensarmos em como iniciar neste tipo de técnica da melhor forma. Afinal, não basta apenas começar e pronto… Mas sim, é preciso começar da maneira certa, para seguir um caminho mais sólido e interessante. Então, vamos lá?

1- Quais são os materiais necessários?

Primeiramente, vamos pensar nos materiais necessários. Afinal, sem eles, a arte de como ganhar dinheiro com artesanato nem iria acontecer, não é mesmo? Você precisa estar atento à lista que eu destaquei abaixo, além de adquirir materiais de qualidade e que realmente lhe ajudem no dia a dia. Veja quais são:

  • Retalhos de tecidos diversos
  • Tecidos para o forro (aqui o tecido pode ser um pouco mais, digamos, “durinho”)
  • Enchimento (pode ser manta acrílica)
  • Régua ou fita métrica para auxiliar
  • Lápis
  • Tesoura ou cortador circular
  • Alfinetes diversos
  • Agulha e linha ou máquina de costura

dicas para iniciar no patchwork

2- Escolha os retalhos

Com os materiais acima já selecionados e separados, é hora de você escolher os seus retalhos. A dica que eu dou é que você não pegue peças tão pequenininhas, pois o trabalho poderia ser ainda maior e talvez você tivesse certa dificuldade para finalizar uma colcha grande, por exemplo. Por isso, tenha a cautela de apostar em tamanhos médios e, em alguns casos, grandes.

Quanto às estampas, ficarão ao seu critério. Tudo também dependerá do tipo de peça que você quer fazer. Por exemplo, se quer fazer bolsas, então precisa pensar em cores e estampas que combinem para as mais diversas ocasiões. E, apenas depois disso, criar um estilo para a mesma.

3- Recorte como quiser

Como mencionei acima, você pode escolher diversos tipos de retalhos com tamanhos e acabamentos diferenciados. Porém, você deverá montar um “quebra cabeça” com os mesmos. E, por conta disso, é importante que invista na possibilidade de recortar como quiser, mas, com certo cuidado.

O ideal é que você os coloque sobre uma mesa, para ir moldando o seu patchwork. Assim que começar a criar uma forma interessante e que se encaixa, você já poderá partir para a costuma propriamente dita.

4- Costure os retalhos um ao outro

Depois de montar todo o “quebra cabeça” do seu patchwork, é chegado o momento de você costurar todos os retalhos, um ao outro. Aqui, você pode tanto optar por costurar a mão, quanto com a máquina. É claro que com a máquina você terá um resultando um tanto mais fácil e rápido, mas nada impede que você trabalhe sem a mesma, ok? Apenas você deverá ter um pouco mais de paciência.

Neste momento você já começará a ver a forma da sua peça de artesanato. E já poderá ter uma boa prévia de qual será o resultado final.

5- Trabalhe o forro e o enchimento

Depois de costurar todos os retalhos uns aos outros, é importante que você trabalhe o forro e o enchimento do mesmo. Para isso, você deverá ter um pouquinho de paciência para que o preenchimento aconteça do modo correto. Afinal, é preciso criar uma uniformidade, para que a quantidade em cada parte fique harmoniosa e o efeito final seja ainda mais bonito.

6- Finalização

Para finalizar, emende todas as camadas e desfrute do resultado da sua primeira peça de patchwork. Eu sei que inicialmente todo esse processo pode parecer um tanto difícil e até mesmo demorado. Mas, com dedicação você certamente terá resultados lindos e super vendíveis.

7- Como combinar cores

Bom, eu sei que combinar cores pode ser uma coisa um pouco complicada, não é? Mas a dica que eu posso lhe dar é: tudo depende da finalidade da peça. E este deve ser o termômetro que você tem que seguir para ter bons resultados. Por exemplo, se você quer criar uma colcha para a sala de estar, que cores você acha que seriam interessantes? Ou então, se for uma bolsa um pouco mais séria, qual seria a composição mais adequada?

Ao pensar a partir da finalidade da peça, automaticamente você elabora com mais clareza e coesão.

8- Qual o tecido ideal?

Basicamente, o tecido ideal para fabricar as peças de patchwork é o algodão. Isso porque ele promove uma liberdade muito maior para você desenvolver o seu trabalho de uma forma mais harmoniosa e bonita. Além de que o acabamento fica ainda mais interessante.

9- Crie diversas peças diferentes

Na hora de trabalhar com artesanato, você precisa ter em mente que não há limite do que pode e o que não pode ser feito. Por conta disso, você deve apostar na criação de diversas peças diferentes, pois apenas dessa forma poderá agradar aos mais diversos públicos. Por exemplo, faça almofadas, bichinhos de pelúcia, cortinas, tapetes, colchas, enfim! Use a sua criatividade e o seu dom para encantar as pessoas.

10- Não use tecidos que esticam

Por fim, depois de todas estas dicas de como iniciar no patchwork, eu preciso te alertar de uma coisa importante. Não use tecidos que esticam! Pois eles podem ser muito “moles” para o processo e até mesmo para o acabamento. Eles podem dificultar o efeito que você deseja promover e, com isso, é melhor não suar essas opções, ok?

Hora de trabalhar!

Pronto! Agora que você já conheceu as minhas dicas, é hora de sentar e planejar o seu trabalho. Tenho certeza de que você irá criar peças maravilhosas e que terá uma boa renda extra a partir disso. Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui embaixo para que possamos conversar sobre o assunto. Nos vemos por aí!

 

Faça um comentário