Você ainda não sabe o que é um jardim de inverno? Então você precisa conhecer esta possibilidade incrível de transformar a sua casa o quanto antes! Para isso, não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje. Fique por dentro de tudo e desfrute de um cantinho super aconchegante, bonito e revigorante para você. Acompanhe este texto até o fim e inspire-se:
O que é jardim de inverno?
Em linhas gerais, um jardim de inverno nada mais é do que um tipo de jardim feito anexo à casa, isto é, apesar de ele “estar do lado de fora”, ele também está “do lado de dentro”. Mas como isso é possível? Justamente porque ele pode ser feito dentro de paredes de vidro. Com isso, a passagem do sol ainda é um fato, além de que a visão do jardim também acontece pelo lado de dentro de casa.
Todavia, existem alguns tipos de jardins que são feitos apenas dentro de casa, sem a real necessidade de acesso a luz solar. Entretanto, nestes casos, é imprescindível que as plantas sejam escolhidas com cuidado, visto que nem todas sobreviverão sempre na sombra.
As plantas precisam ser resistentes, especialmente a temperaturas baixas, visto que não terão um acesso muito expressivo aos raios solares. Além disso, os cuidados devem ser regulares, evitando o excesso de umidade que poderia deixar o jardim um tanto quanto desagradável.
Leia também: Tipos de Palmeiras – Quais Modelos Existem?
Como fazer?
Para que o seu jardim de inverno não lhe traga dores de cabeça mais tarde, você deverá tomar algumas medidas muito importantes. Sendo elas:
- Primeiramente, você deverá decidir qual o ponto na sua casa que irá receber o seu jardim.
- Feito isso, você deverá contratar um profissional que faça o projeto arquitetônico, visto que alguns elementos, como pedras e terra, poderão pesar a estrutura do local.
- Com o projeto feito, você já poderá preparar o esboço do seu jardim. Nesta etapa, será feita a instalação de vidros, por exemplo.
- Em seguida, inicie a composição do seu jardim. Aplique a camada de terra, na quantidade ideal para que haja a profundidade perfeita para a raiz das plantas.
- Depois, vá plantando as mudas em pontos estratégicos, de um modo que o paisagismo fique evidente.
- Feito isso, componha a decoração utilizando também pedras e itens decorativos para dar um acabamento a mais.
- Tente manter o seu jardim em um ponto que o mesmo receba pelo menos um pouco de iluminação natural, todos os dias, pois isso é primordial para o desenvolvimento das plantas. Mesmo que não haja sol, a luz natural auxiliará na saúde das plantinhas.
Leia também: Palmeira Fênix – Como Cuidar?
Como decorar?
Na verdade, não existe regras quanto à decoração de fato. Entretanto, o ideal é que você não sobrecarregue a produção do seu jardim, para que não fique tudo muito apertado e, até mesmo, incômodo para as plantinhas. O ideal é que você mantenha o equilíbrio e um espaço adequado para desenvolvimento das espécies.
Todavia, você poderá apostar em argila, pedriscos, bonecos, banquinho de miniatura entre outros enfeites de jardim para deixar o mesmo completo e lindo. Use a sua criatividade e lembre-se que o ambiente precisa ser aconchegante e tranquilo, e o excesso poderia desencadear a poluição visual, atrapalhando o objetivo do mesmo.
Veja mais: Tendências de Decoração 2020 – Dicas, Inspirações e Ideias