A cortina para quarto de bebê precisa ser escolhida com muito cuidado. Afinal, além de decorativa, ela também é importante para equilibrar a temperatura, a luminosidade e até mesmo a entrada de poeira e/ou insetos. Por isso você precisa ter em mente todas as necessidades do seu bebê, para que o quarto fique o mais confortável possível.
Como escolher a cortina para quarto de bebê?
Existe, primordialmente, quatro pontos que eu gosto de levar em consideração na hora de escolher a cortina para quarto de bebê. Quando encontro o modelo que atende aos quatro requisitos, sei que o quarto do bebê ficará protegido, bonito e confortável. Veja a seguir:
1- Luminosidade
A luminosidade é o primeiro ponto que você deverá levar em consideração. Afinal, se você quer manter o conforto do bebê, inclusive nas suas sonecas diárias, é importante contar com uma cortina que seja capaz de cortar a entrada de luz. Para isso, você pode apostar nas opções de blecaute, ou então, tecidos mais pesados. E ainda, caso seja do seu interesse, ter uma cortina persiana entre a de tecido e a janela, também é uma ótima maneira de cortar a luz.
2- Temperatura
A temperatura é o segundo ponto que deve ser posto na ponta do lápis. Isso porque a cortina para quarto de bebê poderá trazer mais frescor o aquecimento. No caso do inverno, é melhor cortinas mais pesadas e robustas, que impeçam que o calor saia e o frio entre.
Já no verão, é preciso investir no contrário: cortinas leves, como de voal, em uma estrutura que permita uma circulação de ar. Do mesmo modo, cuidado para não escolher uma cortina muito fina, que permita que o calor externo entre em demasia, enquanto o frescor da casa se perca dessa forma.
3- Higiene
O terceiro fator que impacta diretamente na escolha da cortina para o quarto do seu bebê é, justamente, a higiene. Se você terá tempo para higienizar com cuidado, ou ainda, se possui o vaporizador para tal, você não terá tantas restrições quanto às suas escolhas.
Em contrapartida, se buscar por algo mais prático e simples, talvez seja mais interessante você investir em cortinas persianas de PVC. Elas costumam ser mais práticas na hora de limpar, já que um pano macio já dará conta do recado.
Afinal, lembre-se que tecidos muito densos e pesados poderão acumular ácaros e outras sujidades que podem desenvolver alergias no pequeno bebê.
Leia também: Pufe Baú para sala: Como escolher o melhor modelo
4- Cores
Por fim, precisamos escolher as cores mais adequadas. Para isso, não recomendo que você invista em cores muito intensas. Elas poderão carregar o ambiente e inclusive deixar o bebê mais agitado. É por isso que (obviamente) as cores em tons “bebê” são as mais interessantes. Além disso, invista em azul, amarelo ou verde, pois estas cores são mais calmantes e confortáveis na hora de descansarmos.
Se o quarto contar com outras cores na decoração, que não combinem com estas que citei, tente intercalar com tons terrosos. Fica igualmente lindo e ainda você tem o conforto do seu pequeno neném. O que, na minha opinião, é primordial.
Agora escolha a sua cortina favorita e complemente a decoração do quarto do seu bebê!