Você sabe qual a diferença entre arte e artesanato? Compreende por que a arte é tão diferente do artesanato, embora ambas as causas trabalham com um viés estético, envolvidos até mesmo com o amor pela produção manual? Calma, eu vou lhe explicar tudo!
Eu tinha a mesma dúvida, até compreender que a arte expressa um sentimento, um momento, algo de um instante, enquanto o artesanato expressa o dom da pessoa, o seu amor por produzir e vender aquela peça.
Enquanto a primeira está associada a algo de realização pessoal sem cunho capitalista, sabemos que o artesanato está mais envolvido com ganhar dinheiro e desenvolver a independência e o sustento de muitas pessoas, tanto homens, quanto mulheres.
Parece confuso? Calma! Abaixo eu darei mais detalhes sobre o tema e eu garanto que você vai entender direitinho. Vem comigo!
Qual a diferença entre arte e artesanato? Entenda de uma vez!
A arte expressa a vida, um movimento, um sentimento. Ela pode estar associada a fatores históricos, ideologias e culturas, trazendo à luz aquele tipo de sensação e pensamento que não conseguimos expressar através de palavras faladas.
Com isso, usam-se técnicas de luz, sombra, cor, textura, entre outras, para dar vida àquela sensação que o artista sente. A arte é um movimento muito importante para a nossa sociedade, e não tem fins lucrativos. Ou seja, um quadro não é feito apenas pensando em quanto ele custará no futuro, mas sim, é desenvolvido pensando em como você conseguirá expressar determinado fato em uma pintura.
Em contrapartida, o artesanato está envolvido com uma venda, um cliente, uma utilidade final bem definida. Enquanto umas pessoas irão analisar uma arte e sentir sensações diferentes e subjetivas, uma carteira, bolsa ou sapato artesanais são capazes de suprir uma necessidade comum, independentemente da pessoa que o usa.
Isso nos dá a entender que o artesanato está mais envolvido com o capitalismo, compra e venda e criação de riquezas. Quem faz artesanato, faz para sustentar a sua vida, o seu bolso, a sua família e assim ter uma vida digna baseada no seu amor por produzir.
Quem faz arte, sustenta a alma, o intelecto, o cognitivo, a mente e faz com que a sua obra desperte, em outras pessoas, sensações únicas e muitas vezes inexplicadas.
Um artesanato pode ser uma arte plástica?
Aqui depende de como você fará e perceberá esse artesanato. Se aquela peça, única, exclusiva e feita sob medida, expressar um sentimento seu, podemos dizer que você está produzindo uma arte plástica. Além disso, se você estiver desenvolvendo para dar cor, vida e imaginação para a sua casa, pode ter certeza de que se trata de arte!
Na contramão disso, se você reproduz o mesmo acabamento em diversas peças e depois vende, por mais lindo e incrível que o seu artesanato possa ser, ele ainda será artesanato. Ou seja, não está envolvido com um único momento e uma única emoção, mas sim, com um contexto maior de venda e suprimento de necessidades dos seus clientes.
Bom, acho que agora ficou mais fácil de compreender a diferenciação, não acha? Então comenta aqui embaixo qual é a sua familiaridade com arte e artesanato!
Veja agora Artesanato para Vender – O que fazer? Quanto cobrar? Onde vender?