Você sabe como cultivar mini orquídea? No artigo de hoje vamos trazer todo o passo a passo de cuidados com a planta, desde regas, adubos e contato com o sol.
Essa flor rara com tamanho entre 5mm a 5 cm é um verdadeiro encanto, mas precisa de cuidados específicos para crescer bonita e saudável.
Qualquer exagero de regas, contato com sol e temperaturas exageradas podem danificar suas pétalas, caule e folhas.
Uma das plantas mais populares é a orquídea phalaenopsis mini, com características em suas pétalas que lembram uma mariposa.
Essa espécie é ideal para cultivar dentro de casa, em um local bem iluminado e ventilado como perto de janelas. Confira todas as formas de cuidar da sua orquídea nos tópicos abaixo.
Mini Orquídea – Acompanhe as dicas de como cultivar
A mini orquídea é uma plantinha linda para presentear e cultivar em casa. Elas precisam de um local adequado, solo nutritivo e regas no tempo certo para o seu crescimento saudável.
Por isso, as dicas abaixo irão te ajudar a cultivar a planta, promovendo um ambiente nutritivo e com temperatura ideal para o seu florescimento.
Veja também: Bambu da Sorte – Como cuidar, cultivar e podar
Escolha um ambiente adequado para a flor
As mini orquídeas são plantas delicadas, pensando nisso, escolha um ambiente adequado para que ela cresça de forma saudável.
O local pode ser dentro de casa, mas priorize o ambiente com boa ventilação, iluminação indireta do sol e que seja um espaço mais claro.
A planta não gosta de locais úmidos e escuros, por isso, ao cultivar em apartamento ou dentro de casa procure colocar o vaso com uma mini orquídea perto de janelas.
Opte por vasos maiores do que a planta
Assim como o ambiente adequado é importante, opte por vasos maiores do que a planta para que ela cresça e floresça.
Um recipiente maior permite que a raiz cresça em um espaço adequado, já que as raízes da planta costumam crescer com mais rapidez.
Aproveite para plantar a mini orquídea phalaenopsis em vasos com cachepôs bonitos e vasilhas de porcelana para decorar o ambiente da casa.
Solo nutritivo é uma excelente base para a mini orquídea
Um solo nutritivo é uma excelente base para cultivar sua planta mini, principalmente, se você usar um vaso grande com terra adubada com composto orgânico e material pouco poroso para reter a água.
Com o crescimento da planta busque identificar as necessidades da mini orquídea como por exemplo, a troca do vaso, aplicação de substratos e necessidade de poda.
Na hora de trocar a planta do vaso, faça isso com cuidado, girando a flor para adicionar a muda em outro recipiente. Mas se as raízes estiverem murchas e marrom, corte o pedaço fora.
Faça podas e regue com cautela sua flor
Com um certa frequência faça podas da sua planta, sendo necessário ao longo do crescimento cortar as pontas da planta. Faça a poda da mini orquídea de 2 a 2,5 cm acima dos nós do caule.
No caso das regas, você precisa realizar a tarefa com cuidado, busque regar a mini orquídea uma vez por semana usando o borrifador e um pouco de água no vaso.
Uma dica é colocar um cubo de gelo no vaso, assim a mini orquídea terá acesso à água de forma gradual ao derretimento.
Veja agora: Artesanato para horta: Dicas e sugestões