Bambu da Sorte – Como cuidar, cultivar e podar

O bambu da Sorte possui uma beleza sem igual, além de ser cheio de simbolismo e fácil de cultivar. Aprenda aqui como cuidar da sua mudinha e quais os cuidados necessários para manter o aspecto saudável da planta.

Pertencente à espécie Dracaena Sanderiana, o Bambu da Sorte ou lucky bamboo como é conhecido popularmente, é uma ótima opção de planta para decoração de interiores.

É uma planta de origem africana, porém, se popularizou na cultura Chinesa. Sua simbologia remete-se à fortuna, sorte e capacidade de absorver boas energias.

Bambu da Sorte

Quer saber como cuidar do seu Bambu da Sorte? Basta seguir as dicas desse artigo!

Bambu da Sorte – Aprenda a cuidar

Esse tipo de planta pode se desenvolve tanto na terra quanto na água, sendo uma espécie fácil de cuidar e com possibilidades de fazer mudas. 

Ideal para decoração de interiores, essa planta requer poucos cuidados que envolvem luminosidade, regas e podas. Aprenda como cuidar do seu nos próximos tópicos, são algumas dicas valiosas pra você cuidar bem dele. 

Acesso à luminosidade 

O Bambu da Sorte não gosta de pegar sol, ele prefere ambientes com luminosidade mais leve como meia-sombra ou sombra total, por isso é perfeito para colocar dentro de casa.

Com o acesso do sol direto na planta, as folhas e caules podem ficar amarelados e consequentemente queimados pela luz solar.

Tipo de regas 

Assim como a luminosidade pode danificar a saúde da planta, o tipo de regas também influencia no aspecto saudável do lucky bamboo.

Portanto, saiba que o solo da planta precisa estar úmido, porém, não encharcado. Faça regas pontuais com água mineral ou filtrada, pois a água da torneira poderá danificar o bambu.

Como podar Bambu da Sorte?

As podas do Bambu da Sorte são bem pontuais, caso perceba que as folhas estão enfraquecidas, utilize uma tesoura para retirar as partes danificadas. 

Realize as podas até formar um aspecto harmonioso da planta.

Como cultivar Bambu da Sorte em água?

A hidro cultura é uma boa alternativa para cultivar Bambu da Sorte, já que essa planta adora locais mais úmidos. Para cultivar o Bambu na água, você vai precisar de um vaso que caiba a muda da planta, podendo ser estreito e com pedriscos, que são aquelas pedrinhas britadas para jardinagem.

Os cuidados com a planta exigem a poda das raízes para que o bambu não se sinta preso e impedido de mostrar sua beleza. Se você optar por colocar pedrinhas no vaso, saiba que isso permitirá que o bambu fique mais firme e previne a proliferação de mosquito da dengue.

A água nesse tipo de cultivo do bambu da sorte cobre somente a raiz da planta ou então da altura das pedrinhas colocadas no vaso.

Cultivo do Bambu da Sorte

E ai, conseguiu cuidar do seu Bambu?

Outra dica é trocar a água uma vez por semana, podar as raízes e folhas quando necessário e deixá-la em local com luminosidade não direta do sol.

Depois veja meu conteúdo sobre como cuidar da palmeira ráfia.

Como torcer o bambu? 

O processo para torcer o Bambu da Sorte é bem simples, podendo ser feito verdadeiras obras de arte com a planta. Uma dica é usar fitas e traçar as hastes (caule) em movimentos delicados para formar o design que desejar.

Horta em Apartamento – Saiba como e o que cultivar

Para fazer as mudas do bambu da sorte recomendamos que corte em cada marcação do bambu e mantenha a planta à sombra em um recipiente com água. É importante trocar a água semanalmente até as raízes aparecerem e depois disso plantar em um vaso. Fácil né? Conta nos comentários o que você achou das nossas dicas! 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *