Horta em Apartamento – Saiba como e o que cultivar

Que tal aprender a fazer uma linda horta em apartamento e assim desfrutar de um cantinho especial em sua casa? Tenho certeza que este tipo de possibilidade irá mudar o ar em seu lar e, de quebra, lhe proporcionará algo mais natural e leve para a sua cozinha. Se ficou interessado em aprender a como fazer e o que cultivar, acompanhe este artigo até o fim.

Horta em Apartamento

Como fazer uma horta em apartamento

Abaixo eu vou te mostrar 6 maneiras diferentes de fazer uma horta em apartamento super bonita e criativa. Você nem precisa de muitos materiais para isso, ok? E esta é uma das coisas mais legais! Pois os materiais recicláveis já são o suficiente para criar algo lindo. Veja:

1- Horta com garrafa pet

A horta com garrafa pet é uma das mais simples de se fazer. Com apenas alguns recortes você já terá os seus vasinhos prontos. Lembre-se de se atentar para a quantidade de água e terra que cada vasinho receberá. Pois, possivelmente, você não terá como permitir que a água “saia”, não é mesmo? Portanto, não exagere neste sentido. Ademais, você apenas precisará de um suporte para as suas garrafas pet. Como na foto abaixo:

horta em apartamento

2- Horta com pallets

Outra oportunidade muito interessante de horta em apartamento é a partir do uso de pallets. Pois a gente sabe o quanto os pallets são super customizáveis e podem se transformar em qualquer coisa, não é mesmo? Para este caso, você apenas precisará construir um painel com os espaços para plantar as suas mudinhas. Super simples. Do mesmo modo, pode usar o pallet como suporte e prender outros tipos de potinhos, como as garrafas, para plantar.

3- Horta com tubos de PVC

Sabe aqueles tubos e canos de PVC que você tem sobrando aí em sua casa? Pois bem! Saiba que com o auxílio dos mesmos você pode criar uma linda horta. Basta você fazer uma abertura na lateral e selar as extremidades. Depois, pode fixar os tubos em um painel (aqui, novamente o pallet entra como uma boa alternativa) ou outro tipo de suporte que você achar necessário. Vale, até mesmo, usar no modo suspenso. Veja a nossa inspiração:

horta em apartamento

4- Horta com latinhas

E aquelas lata de leite e outros alimentos que você costuma descartar? Aqui é mais uma opção muito interessante para fazer uma linda horta. Basta você pintar as latinhas usando tinta spray especial para isso e, depois disso, dispor as mesmas do modo mais interessante para você. Como, por exemplo, usando cordinhas para deixar os vasinhos suspensos, ou prendendo-os com parafusos na parede.

5- Horta em vidrinhos de conserva

Eu não poderia deixar de fora da nossa lista os lindos vidrinhos de conserva, não é mesmo? Eles são super democráticos e podem ser utilizado para os mais diversos tipos de artesanato. Portanto, por que não apostar nestes vidrinhos como lindos vasinhos para a sua horta?

A fixação pode ser um pouco diferente, ou então, você pode simplesmente dispor os vidrinhos decorados sobre um móvel ou, novamente, pendurar em algum cantinho da sua casa. Abaixo, você pode ter uma ideia dos vidrinhos fixados na parede:

horta em apartamento

6- Horta suspensa sobre a pia

Quer uma opção mais prática do que deixar as especiarias bem próximas de você, na cozinha? Pois bem! Este modelo suspenso é super fácil de fazer, além de ser lindo. Basta você criar um suporte para os vasinhos, que pode ser feito com madeira mesmo e, depois disso, pendurar na sua cozinha. Fica lindo e prático. Veja a nossa inspiração:

O que cultivar na horta em apartamento?

Agora que você já conheceu algumas possibilidades de lindas hortas para a sua casa, é hora de pensar em algo a mais. O que e como você vai cultivar as suas plantinhas? Afinal, é preciso pensar em quais possibilidades investir, de acordo com a sua rotina e a sua disponibilidade para cuidar, certo?

Para te ajudar quanto a isso, eu trouxe algumas ideias de quais plantinhas você pode apostar para deixar a sua casa completa. Veja:

  • Salsinha;
  • Cebolinha;
  • Manjericão;
  • Hortelã;
  • Pimenta;
  • Orégano;
  • Alecrim;
  • Dill;
  • Entre outras possibilidades.

Você deverá escolher aqueles temperinhos que não podem faltar no seu molho, por exemplo. Afinal, nada mais prazeroso do que temperar com algo que temos em casa, não é mesmo?

Como plantar as especiarias?

Para que a sua horta tenha bons resultados, é preciso seguir um passo a passo de preparação para a plantação em si. Para te ajudar, eu fiz uma listinha com tudo que você precisa fazer:

  1. Escolhe o tipo de horta que você deseja fazer.
  2. Coloque, no fundo do pote/ vidro/ recipiente, a argila expandida.
  3. Em seguida, acrescente uma manta geotêxtil. Esta manta é responsável pela drenagem, fazendo com que a água não escoe toda vez que o vaso for regado.
  4. Feito isso, acrescente a terra própria para plantio. Preencha bem o vasinho. Você encontra este tipo de terra em qualquer agropecuária ou floricultura em sua cidade.
  5. Adicione as mudinhas, com cuidado para não desmanchar o torrão da mesma.
  6. Depois você precisará seguir acrescentando mais terra entorno da planta.
  7. Finalize prendendo os recipientes na tábua, parede ou pendurando, conforme você decidiu apostar na hora em que escolheu um tipo de horta.

Pronto! Agora você já pode criar uma linda horta em apartamento para deixar o seu lar ainda mais aconchegante. Se tiver alguma dúvida, ou dica, não deixe de comentar aqui embaixo. Aguardo o seu contato!

Faça um comentário