Saber cuidar da Rosa do Deserto não precisa ser desafiador. Afinal, com alguns cuidados simples é possível ter uma planta sempre saudável e bonita. Quer saber mais sobre os cuidados essenciais com essa linda rosa? Acompanhe este texto e tire todas as suas dúvidas!
Depois, aproveite para ver o nosso conteúdo sobre como cultivar Costela de Adão.
Passo a passo de como cuidar da Rosa do Deserto
Para cuidar da Rosa do Deserto é necessário ter em mente que estamos tratando de uma planta suculenta. Isso quer dizer que algumas considerações precisam ser levadas em conta ao partirmos desse pressuposto. Por exemplo, a rega não vai precisar ser tão frequente, já que a planta retém água. Além disso, os cuidados com a temperatura ambiente também deverão ser levados em conta. Mas não se preocupe! A seguir vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esses cuidados. Veja só:
1. Luz solar adequada
O primeiro passo é garantir uma luz solar adequada para a Rosa do Deserto. Para florescer bem, ela precisa de um ambiente bem ensolarado. Portanto, colocar a sua rosa na janela ou mesmo em uma varanda pode ser uma boa ideia. Apenas nos períodos de dormência, no inverno, é que essa planta não precisa de tanta iluminação natural. Mas, ainda assim vai precisar de um pouquinho de sol, ok?
2. Rega com moderação
A rega não precisa ser exagerada. O ideal é que o solo fique apenas levemente úmido, sem encharcar e, claro, sem ressecar demais. Para isso, é importante sempre observar o solo, colocando o dedo para averiguar a quantidade de água presente. Mas, de maneira geral, podemos dizer que a rega uma vez por semana, ou a cada quinze dias, costuma ser bem eficiente. Vá controlando de pertinho, de acordo com o clima da sua casa, para não errar.
Veja também: Bambu da Sorte – Como cuidar, cultivar e podar
3. Solo bem drenado
O solo da sua planta também precisa ser bem drenado, uma vez que para cuidar da Rosa do Deserto precisamos ter em mente que essa suculenta não gosta de ambientes muito encharcados. Portanto, escolha um bom vaso e cuide da drenagem do solo com atenção.
4. Temperaturas não muito baixas
As temperaturas não devem ser muito baixas onde a planta estiver localizada. Por exemplo, se você mora numa cidade muito fria, cuja noite costuma ficar abaixo de 15º C, considere colocar a sua planta dentro de casa para evitar essa exposição. Caso contrário, ela poderá sofrer queimaduras nas folhas e até mesmo ser danificada mais profundamente por conta disso.
5. Poda no verão e primavera
Na hora de cuidar da Rosa do Deserto, lembre-se de que a poda não precisa ser feita no inverno e no outono. O ideal é que seja feita sempre no verão ou na primavera, pois é o período cuja planta está em fase de crescimento, o que propicia novos ramos e novas flores mais tarde.
Veja mais: Mini Orquídea – Como cultivar?
6. Fertilize uma vez ao mês, menos no período de dormência
Por fim, lembre-se de usar fertilizantes específicos para Rosa do Deserto, fazendo a aplicação de acordo com as orientações do fabricante. Além disso, não se esqueça de que não há necessidade de fertilizar a planta no período de dormência, ou seja, no inverno e outono.
Seguindo essas dicas de como cuidar da Rosa do Deserto, você manterá a sua planta mais saudável e feliz!