Como fazer vestido de Festa Junina – Passo a Passo

Como fazer vestido de festa junina? Pois então, as festas de junho estão aí e junto dela vem os desejos de arrasar naquele figurino.

Além disso, as festas do mês de junho são conhecidas pela alegria das cores de moda caipira e aquela comida boa. Se você quer aprender a fazer um modelo autêntico de vestido caipira, acompanhe nosso passo a passo nesse artigo.

O estilo do vestido de festa junina

Os vestidos de festa junina são sempre tão coloridos, cheios de fitas e babados que fazem do modelo típico de um moda caipira.

Podem ser facilmente encontrados em lojas de roupas, lojas de departamentos e também as que vendem artigos de fantasias. Contudo, muitas vezes os valores são mais altos do que o orçamento que você tem para adquirir um modelo.

Assim, uma das formas de economizar para garantir um modelo mais divertido é fazendo seu próprio traje.

Como fazer vestido de festa junina – Passo a Passo

Antes de começar a pensar em como fazer seu vestido de festa junina, pense em tons de cores que te agradam e se inspire nos modelos que apresentaremos no final desse artigo.

1- Separe e escolha os materiais

Nesse primeiro momento, escolha uma blusa infantil de acordo com sua preferência de cores, um tecido colorido xadrez, com flores, frutas ou outra estampa bem colorida.

O modelo da blusinha pode ser uma baby look, ciganinha, de mangas longa ou três quartos.

Após a escolha dos tecidos, separe os seguintes materiais:

  • Um rolo de linha e uma agulha de mão
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Fitas de cetim ou nylon das cores de sua preferência

2- Faça os moldes do vestido

Antes de começar a cortar os tecidos para a confecção do vestido, meça sua cintura com a fita métrica e guarde a medida para fazer o corte. É importante que você já defina o tamanho da saia, isso facilitará na compra do tecido e você não desperdiçará material.

Dessa maneira, para modelo sem camadas, corte o tecido em duas partes para depois uni-las para formar a saia do vestido caipira. Para tornar seu vestido rodado, utilize um pedaço de tecido tule ou filó embaixo da saia para forrar.

Ou então, coloque por cima da saia conforme a moda atual dos trajes caipiras. Todavia, para uma saia com babados, corte pelo menos três moldes de saia de tamanhos diferentes, depois costure unindo-os.

como fazer vestido de festa junina

3- Costure

Nesta etapa você vira do avesso as partes remanescentes e começa a costurar sem deixar pontos abertos. Sendo assim, una primeiro as laterais e depois costure todas juntas para formar o modelo da saia.

Depois da saia pronta, pegue a blusinha e vire-a do avesso para costurar com a saia, mas cuidado para não deixar a costura frouxa.

Leia também: Como fazer laço de cabelo

4- Acrescente os detalhes no vestido

Para fazer o acabendo do seu traje caipira, costure a fita ao redor da cintura e finalize com um lindo laço nas costas. Se preferir, faça pequenos laços com o restante do cetim e aplique na saia, assim você deixará o vestido mais charmoso.

Na barra da saia para não deixar à mostra, aplique uma renda colorida, proporcionando um efeito mais romântico ao look. Outra dica, é usar alguns detalhes nas mangas da blusa e se preferir, faça um corte no decote, tornando-a um modelo ombro a ombro.

Prontinho, seu vestido de festa junina estará confeccionado para você arrasar!

Inspirações de vestidos para festa junina

Modelo Romântico

como fazer vestido de festa junina

Modelo para casamento caipira

Modelo com blusa xadrez

Como fazer vestido de festa junina

Modelo com vários babados

Como fazer vestido de festa junina2

Modelo com avental

Como fazer vestido de festa junina3

*Imagens retiradas do Pinterest

Esses foram os modelos para servirem de inspiração, mas o que vale é você criar seu estilo próprio, com suas cores preferidas.

Viu como fazer vestido de festa junina em casa pode se tornar realidade? Basta usar os materiais certos e investir na criatividade.

 

Faça um comentário