Cortinas para Quarto de Casal – Como escolher um modelo?

As cortinas para quarto de casal precisam ser escolhidas de um modo criterioso para gerar um efeito visual e de conforto adequado ao ambiente. Caso contrário, você poderá apostar em uma possibilidade que não seja a mais interessante para o estilo de decoração e tampouco para o objetivo do uso da cortina. Por conta disso, elaborei este breve guia com algumas dicas que podem lhe auxiliar na sua escolha. Veja a seguir.

cortinas para quarto de casal

Como escolher as melhores cortinas para quarto de casal

Abaixo eu vou lhe mostrar quatro pontos que você precisa pensar na hora de escolher as melhores cortinas para quarto de casal. Utilize estes critérios e certamente você terá um bom resultado.

Leia também: Cores para Quarto Feminino – Quais as melhores?

1- Atente-se para a funcionalidade da cortina

Antes de qualquer coisa, é adequado que você se atente para a funcionalidade primordial da cortina. Isto é, se o quarto do casal é posicionado em uma parte da casa na qual a entrada de luz solar é muito intensa, talvez seja interessante você apostar em uma cortina blecaute. Do mesmo modo, se for um ambiente com muita entrada de vento, uma cortina mais rústica com tecidos mais pesados será a melhor opção neste caso.

Quando você tiver em mente quais efeitos a sua cortina precisa gerar, será mais fácil decidir que modelo pode ser interessante para você. Lembre-se, portanto, de considerar que a cortina precisa:

  • Gerar privacidade;
  • Impedir a entrada constante de luz solar;
  • Equilibrar a circulação de ar (especialmente em dias mais frios);
  • Promover conforto visual.

cortinas para quarto de casal

2- A cor deve se adequar a decoração

O segundo ponto, depois de “eleger” o tipo de cortina mais adequado, é a escolha da cor. Você precisa pensar de duas formas e decidir qual delas será a escolhida para o seu caso:

  • A cortina como ponto alto: Isto é, a cortina é um dos “centros” da decoração do quarto. Desse modo, ela será mais marcante, seja no quesito cor, ou no quesito textura.
  • A cortina como complemento: Se você quiser algo mais discreto, que apenas complemente o restante da decoração, é preciso que escolha cores menos intensas e que fiquem mais harmoniosas no quarto.

Para tanto, lembre-se do objetivo da escolha da cortina e invista no modelo mais adequado as suas expectativas.

Leia mais: Nicho de Madeira – O que é? É fácil de fazer?

3- O tamanho pode variar

Quanto ao tamanho da sua cortina para quarto de casal, você pode escolher de acordo com o seu gosto ou, claramente, de acordo com o tamanho da sua janela. O comprimento também pode ser bastante diverso. Uma dica interessante é que se você tiver pouco espaço no quarto, uma cortina comprida, porém não tão larga, pode ser uma boa pedida. No caso de quartos maiores, cortinas que cubram toda a uma parede é uma opção que deixa tudo ainda mais lindo.

4- Apostar ou não apostar em tecnologia?

Por fim, você deve considerar a possibilidade de apostar ou não apostar em tecnologia. Ao pensar em cortinas para quarto de casal, você pode considerar utilizar as opções automáticas, ou apenas aquelas que abrem manualmente. Caberá a você decidir, antes de tudo, o seu orçamento e também a sua necessidade de automatizar as suas cortinas tornando tudo mais prático.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *