Para fazer um espaço zen em casa, você nem precisa investir em muitos materiais e tampouco gastar fortunas com móveis diferentes. Mas sim, pode apostar em pequenos detalhes, como a escolha das cores e texturas, além da iluminação do espaço ser importante. Sendo assim, eu preparei este guia para você que quer aprender a pôr isso em prática, sem ter que gastar “mundos e fundos” com este tipo de espaço. Vamos lá?
Espaço zen em casa: Como fazer?
O passo a passo de como fazer um espaço zen em casa é bastante subjetivo. Porém, existem alguns pontos que precisam ser levados em conta para fazer com que sua decisão seja melhor e os resultados mais bonitinhos. Veja quais são estes pontos:
1- Escolha cores adequadas ao seu objetivo
Primeiramente, você precisa ter em mente que assim como acontece na decoração do quarto, o espaço zen precisa contar com as cores certas para promover o seu efeito da melhor maneira. Para isso, você precisa apostar em tons pasteis e mais clarinhos, pois eles são suaves e não despertam tanto o nosso cérebro. Mas sim, criam um efeito de tranquilidade e conforto.
Todavia, se você quiser pelo menos um pouquinho de cor mais intensa, eu sugiro que você utilize, por exemplo, verde e azul. Estas cores remetem à natureza e trazem mais inspiração e bem estar para nós. Experimente!
2- Invista em iluminação adequada, priorizando a natural
A iluminação natural é a sua melhor amiga neste processo. Isso porque a luz do dia tem a capacidade de fazer com que nos sintamos mais vivos, alegres, dispostos e felizes. Por isso, sempre que houver possibilidade, permita que a luz do sol entre em seu espaço zen em demasia.
3- Traga plantas para dentro de casa
As plantas na decoração são responsáveis por elevar o seu contato com a natureza; purificam o ar; criam uma atmosfera mais fresca; e ainda desperta diversos tipos de sensações inspiradoras em nós. Mas, para isso acontecer, é preciso utilizar as plantinhas em pontos estratégicos.
Por exemplo, ao usar um sofá em seu espaço zen em casa, tente posicionar uma folhagem pertinho do sofá, para que você possa inspirar o ar que a mesma emite, além de visualizar sua imagem enquanto descansa no sofá. Acredite, o resultado é surpreendente!
4- Permita a circulação de ar
A circulação de ar também é muito importante. Com ela você cria um espaço mais aconchegante, com sensação de ar puro e muito conforto. É a partir deste espaço que você terá mais saúde, mais disposição e energia. Além disso, a circulação de ar impede quaisquer tipos de problemas com fungos e mofo, por exemplo.
5- Invista em aromaterapia
Você já ouviu falar em aromaterapia? Sabia que ela pode ser uma ótima aliada no espaço zen em casa? Pois é! Isso tudo porque os aromas dos óleos essenciais é capaz de promover conforto, concentração, atenção, prazer, felicidade, energias positivas e muito mais. Escolha o tipo de óleo mais adequado ao que você necessita e depois veja os resultados e me conte, ok? Aguardo seu comentário!
Veja agora como decorar um quarto de bebê.