A Flor de Cera é uma planta trepadeira originária da Ásia. Sua principal característica é o formato das suas flores, semelhante a uma estrela.
Esta planta é delicada e possui mais de 50 espécies no Brasil, sendo destaque na decoração de interiores de casas e apartamentos.
Quer saber mais sobre como cultivar e cuidar da Flor? Então te convido a continuar a leitura deste artigo.
Flor de Cera – Veja dicas de como cuidar
Um dos destaques da Flor de Cera são suas flores de coloração rosa e branca, bem como o formato semelhante a uma estrela.
Apesar de ser uma trepadeira a Flor de Cera é cultivada em vasos e costuma florescer durante a primavera e o verão.
Solo ideal Flor de Cera
Dois locais ideais para plantar a flor é na floreira ou em vasos, porém, é preciso de alguns cuidados com o solo para cultivar a planta.
O solo ideal para a flor precisa ser bem drenado e com adubos naturais como o húmus de minhoca e folhas. Como citado acima, ela pode ser plantada em floreiras, vasos e canteiros perto de muros.
Quando plantada em vasos, coloque um arame para manter a sustentação da planta e tome os devidos cuidados com a adubação e regas.
Regas da
Os cuidados com as regas da Flor de Cera dependem muito da estação do ano, exigindo regas mais constantes entre a primavera e verão. É recomendado que o solo não fique encharcado e nem seco, pois isso é fundamental para o desenvolvimento da planta.
A adubação deve ocorrer durante as florações, utilizando adubos ricos em potássio e fósforo.
Veja também: Zamioculca – Como cuidar e regar
Luminosidade ideal para a flor
Com resistência às mudanças climáticas, a Flor suporta temperaturas até 5º, no entanto, seu clima ideal é entre 15º e 25º.
Como ela se adapta às temperaturas, se for cultivada dentro de casa, prefira mudar de lugar em alguns momentos, pois, ela precisa de contato de algumas horas diretas com o sol.
Contudo, prefira colocar a planta em contato com a luz solar no começo da manhã e no final do dia, o sol em excesso pode secar as folhas e flores. E no restante do dia, deixe a planta em meia sombra.
Podas da
As podas da flor de cera devem ser feitas na haste principal da planta, nunca remova as flores e suas hastes após o floreio. Essa atitude pode despertar a dormência da planta que leva seis meses no caso dos cortes.
Saiba que hastes e as flores florescem novamente a cada ano, sendo necessário podar a haste principal para incentivar os brotos.
Cuidados com as pragas
Os pulgões e mealybugs são as principais pragas que afetam a flor de cera, afetando os botões, folhas e caules. Para resolver esses problemas, utilize óleo de neem para controlar os pulgões e limpeza com álcool de farmácia para eliminar os mealybugs.
Caso a sua flor de cera não esteja florescendo experimente deixar a planta em meia-sombra e utilizar fertilizantes químicos para deixá-la mais nutrida.
Veja mais: Flor de Crochê – 10 modelos incríveis e criativos