Material para revestir sapato – Quais os melhores

Você sabe qual o melhor material para revestir sapato? Aqui no artigo de hoje vamos trazer quais são os melhores tecidos para acabamento de sapatos de todos os tipos, sejam os masculinos ou femininos.

Os tecidos dos sapatos vêm sendo aprimorados com o tempo, com uso da tecnologia e novos processos de produção das indústrias calçadistas.

Diante disso, além dos tecidos tecnológicos para revestimento dos sapatos, existem tecidos que nunca saem de moda. Eles trazem conforto para o uso, estética que contribui na combinação com os looks e atendem as demais exigências do consumidor.

Confira abaixo qual o melhor material para revestir sapato, considerando as 5 melhores opções e suas finalidades.

Veja também: Porta talher personalizado – Veja como fazer

Material para revestir sapato – Conheça os 5 melhores

A moda está em constante transformação, porém, o conforto e estética nunca devem ser deixados para trás. 

Hoje é possível ter acesso a vários tipos de calçados femininos e masculinos, com materiais que agregam às diversas finalidades como a durabilidade de botas, confortabilidade dos sapatos sociais e resistência para os tênis. 

Conheça quais são as 5 matérias-primas mais usadas no acabamento dos sapatos em geral.

1- Couro Animal 

O couro animal apesar de ter sido substituído pelo material sintético, ainda é usado na confecção de vários estilos de calçados, principalmente os modelos de sapatos mais clássicos e elegantes. 

A matéria-prima é proveniente da pele do animal, geralmente de bois, sendo este um dos materiais mais nobres na fabricação de sapatos.

Para confeccionar o sapato de couro, a pele é curtida e virada em seu lado mais resistente, ideal para sapatos sociais e modelos causais que exigem alta resistência.

Material para revestir sapato

2- Couro sintético 

No caso do couro sintético, o material é produzido a partir de partículas de compostos químicos vindo do petróleo.

Essas composições químicas encontradas no petróleo são transformadas em tecido, depois usadas para confecção de roupas, banco de automóveis e sapatos como por exemplo, o sapatênis, estilo sociais e sandálias.

Comparado ao couro natural, o material sintético é ecologicamente correto, apresenta durabilidade e ótimo acabamento.

3- Nobuck 

O tecido Nobuck também é de origem animal, porém, é usada a parte externa do elemento que precisa passar por um processo de transformação. Nesse processo o tecido é lixado até que fique com um acabamento mais suave e opaco.

Esse é um tipo de material para revestir sapatos mais resistente que a camurça, seu acabamento é mais robusto combinando com calçados como bota de cano curto, sapatos para caminhada e mocassins.

4- Camurça 

A camurça também é utilizada como matéria-prima na produção de sapatos, principalmente, dos calçados que exigem um acabamento mais rústico.

Esse é um tecido oposto do couro, onde é usada a parte de fora da pele ou fabricada com finalidade sintética, ambas cobertas por pelo mais curto.

As botas, mocassins, sapatilhas e outros acessórios são revestidos com a camurça, ideais para combinar com um visual mais country.

Material para revestir sapato

5- Lona

O tecido lona é um dos materiais mais confortáveis para revestir sapatos, sendo muito usados em tênis, os calçados queridinhos do nosso dia a dia.

A lona é produzida a partir de um tipo de algodão mais resistente, formando uma trama confortável para o sapato e resistente para uso frequente. 

Por isso, esse tipo de material para revestir sapato compreende calçados que exigem uma certa resistência, como os tênis esportivos, mocassins e botas para trilha. 

Veja agora estas dicas: Suculentas – 20 opções para decorar sua casa

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *