As plantas ornamentais são opções que deixam o ambiente mais bonito e aconchegante. Confira as 10 espécies de plantas ornamentais para sua casa, com dicas de cuidados para manter sempre vivas no ambiente.
1- Orquídeas em vaso
As plantas preferidas para presentear são as orquídeas em vaso, plantas muito delicadas e encontradas de diversas cores e formato de flores.
Uma das preferidas é a espécie phalaenopsis, com flores redondas, principalmente nas cores branca, rosa, púrpura e amarelo.
Ao receber uma orquídea de presente, mude o vaso de plástico para um de barro, faça regas pela manhã e coloque em um local com iluminação indireta, elas não gostam muito de sol.
Veja também: Samambaia: Saiba como cuidar e utilizar na sua decoração
2- Cróton
A Cróton é uma planta com folhas grandes e coloridas, podendo ser encontradas em mesclas de variados tons de vermelho, laranja, amarelo, rosa, roxo e também no branco.
Essa espécie gosta bastante de sol, a coloração das folhas são mantidas por esse contato direto com os raios solares.
Ela não gosta de ar condicionado, por isso, o local mais indicado é perto de janelas e portas de vidro com luz direta do sol.
As regas podem ser realizadas uma vez por semana, mas sempre verifique se o solo não está encharcado.
3- Samambaias
Outra planta ornamental queridinha para interiores é a samambaia, uma espécie de planta com folhas pequenas e caules longos, ideal para usar como folhagem pendente.
Sua textura é bem volumosa, adora um local mais alto e com acesso à meia-sombra ou luz mais suave.
Gostam de um vaso mais úmido e poucas doses de água por dia. Cuidado com ambientes com muita circulação de ventos, as folhas mais novas das samambaias podem queimar.
4- Palmeira-leque
A espécie de palmeira-leque é ótima para vasos de chão, gostam de ambientes iluminados, longe de fortes ventos e do ar condicionado.
Suas folhas têm um formato grande, detalhes plissados e em uma coloração verde viva.
Regue pelo menos duas vezes por semana e corte as folhas secas e velhas com o decorrer do crescimento da palmeira-leque.
5- Cactos e suculentas
Os cactos e suculentas são excelentes opções para decorar ambientes internos, por serem fáceis de cultivar, com sistema de armazenamento de água e características belíssimas.
As suculentas gostam tanto de sol como de sombra, por isso, precisa intercalar com pelo menos 4 horas por dia em contato com o sol.
Já os cactos, quanto mais sol receber mais bonito ele se tornará, por isso, as regas nesse caso precisam ser moderadas.
6- Árvore-da-Felicidade
Acredita-se que a Árvore-da-felicidade transmite harmonia e sorte, quando é ganhada de presente.
Suas folhas são pequenas e em tons verde-escura, gosta de ambientes bem iluminados, mas preferem locais com pouco acesso a ventos e ar condicionado. Regue de duas a três vezes por semana.
7- Zamioculca
Ideal para locais com pouca iluminação, a Zamioculca possui folhas resistentes e com aspecto brilhante em verde escuro.
Pode ser colocada em local com ar condicionado, porém precisa ter cuidados com as regas em excesso.
8- Peperômias
Outra planta ornamental para vaso suspenso é a Peperômia, com folhas em formato de coração e de aspecto delicado, ideal para cultivar dentro de casa.
Suas folhas são consideradas suculentas em colorações mescladas em verde e branco ou bordas amarelas.
Elas gostam de um local com meia-sombra, com acesso à iluminação fluorescente e com regas a cada dois dias.
9- Bambu da Sorte
O Bambu da Sorte é uma espécie de planta ornamental que exige poucos cuidados, prefere locais com sombra e regas de duas a três vezes por semana.
É uma planta para cultivar em vaso e também água, sua beleza transmite benefícios como a purificação do ar no ambiente e suas hastes são cheias de significados.
10- Fitônia
A Fitônia possui uma beleza exótica, com folhas em tons de verde e rosa avermelhado ou branco.
Nativas de florestas tropicais, elas gostam de luminosidade indireta, alta temperatura e muita umidade, por isso, precisam ser regadas diariamente.