As plantas pendentes são uma ótima opção para quem quer ter uma plantinha em casa, mas, tem pets, por exemplo. Isso porque elas ficam longe do chão e dão a chance de deixar a casa mais verdinha mesmo com os nossos amigos brincando por aí. De todo modo, entender um pouco mais sobre essa possibilidade é a melhor maneira de adquirir a planta ideal. Abaixo eu te explico tudinho!
O que são as plantas pendentes?
Antes de qualquer coisa, o que são as plantas pendentes? Bem, como o próprio nome já nos dá a entender, são aquelas plantinhas que podem ficar penduradas, pois “crescem para baixo”. Ou seja, o seu crescimento é pendente, formando um lindo vaso decorativo para pendurar dentro de casa em cantinhos especiais. Dentre os exemplos mais conhecidos, temos a linda samambaia.
Como escolher a melhor opção?
Para escolher a melhor opção para a sua casa, é adequado que você leve em consideração alguns pontos muito importantes. São eles:
1- Tamanho do vaso
Você precisa estar ciente que cada plantinha tem um tamanho de raiz. Por conta disso, precisa comprar um que seja adequado para a planta que você deseja cuidar. Para isso, sempre leia a embalagem das sementinhas e apenas depois disso decida qual escolher. Afinal, você deverá saber o espaço disponível em sua casa para um vaso, e depois encontrar a planta mais adequada para aquele tamanho.
Leia também: Horta em Apartamento – Saiba como e o que cultivar
2- Espaço na casa
Seguindo o raciocínio acima, é preciso pensar em qual espaço da sua casa está disponível para uma plantinha ser utilizada. Isso porque existem plantas que precisam de mais luz, enquanto outras precisam de mais sombra. Portanto, escolha o espaço que deseja e observe a iluminação natural do local. Assim você terá mais efetividade no processo e no crescimento da mesma.
3- Crescimento da planta
Por fim, lembre-se de considerar o crescimento da planta. Se ela for daquelas que ficam muito grandes, será que realmente cabem no espaço que há na sua casa? Ou então, será que você quer algo mais pequenininho apenas para ser um detalhe na sua residência? Respondendo a estes questionamentos você poderá tomar uma decisão de compra de plantas pendentes mais assertiva.
Saiba como cuidar de hortelã clicando aqui.
Principais plantas pendentes
Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher a sua mais nova plantinha, é hora de conhecer os modelos que mais se adaptam aos lares brasileiros. São eles:
- Ivy: Filtra o ar e deixa o ambiente suavemente mais bonito. Suas folhinhas são de tamanho médio, embora seu galho possa crescer bastante.
- Lambari: A sua cor roxa de um lado deixa o ambiente muito mais bonito.
- Monstera oblíqua: Esta opção apresenta recortes diferenciados em suas folhas, e cai bem em qualquer ambiente da casa.
- Samambaia: Suas folhinhas pequenas são inesquecíveis e muito lindinhas. Pode ser utilizada em diversos ambientes da casa. Além disso, você pode aparar os galinhos, tendo em vista que ela pode ficar bem comprida.
Pronto, agora é só você escolher o modelo de planta que mais combina com a sua decoração e apostar na possibilidade.