Fazer um porta temperos personalizado para a sua cozinha pode ser uma boa ideia na hora de manter a organização e, claro, a beleza da sua decoração. Por isso, separamos algumas imagens e dicas para inspirar você na hora de criar o seu cantinho de temperos. Acompanhe este texto e inspire-se!
E para deixar a sua cozinha ainda mais linda, não deixe de conferir o nosso texto sobre como planejar uma cozinha americana.
Porta Temperos – 10 modelos para te inspirar!
O porta temperos na cozinha, além de ser muito prático, também auxilia na hora de deixar o ambiente mais organizado visualmente e mais bonito. Afinal, é possível apostar em uma série de possibilidades de porta tempero, sempre de acordo com as características da sua cozinha e o seu gosto pessoal.
Vamos juntos explorar algumas ideias? Começando por esse porta temperos na cor branca e ligeiramente compacto, que pode ficar em uma parede da sua cozinha ou mesmo sobre a pia e próximo do fogão. Veja só:
Se você não quiser uma opção tão “fechadinha” como o modelo acima, pode fazer algo um pouco mais aberto e sem as beiradinhas, como o modelo abaixo. Além do mais, esse modelo também possui ganchinhos para você pendurar os talheres maiores de forma organizada. Veja:
Outro modelo semelhante é o que apresentamos abaixo, na cor branca e com prateleiras para servir de porta temperos. Além disso, você também pode usá-lo para pendurar os seus panos de prato e garantir que eles sequem com facildiade:
Se a sua cozinha é um pouco menor, é importante aproveitar os espacinhos, especialmente verticais, na hora de deixá-la ainda mais bonita e organizada. Por isso, o modelo abaixo pode ser uma excelente alternativa, ocupando apenas o espaço da pia. Dê uma olhadinha:
E que tal investir em uma opção de embutir na parede? Veja o modelo abaixo e o quanto ele torna o ambiente muito mais otimizado por conta disso.
A escolha do tipo de madeira e do acabamento do seu porta temperos também fica ao seu critério. A opção abaixo, por exemplo, conta com um acabamento em madeira de cor clara. Lembrando que a madeira cria esse aspecto de aconchego nos ambientes.
E por falar em diferentes tipos de madeiras, para quem gosta de algo mais rústico é possível apostar em uma opção mais caseira, apenas com madeira e parafusos para fazer as prateleiras e apoiar em qualquer superfícies da cozinha. Veja só:
As composições metalizadas, por sua vez, criam um aspecto muito mais moderno para a sua cozinha, deixando o espaço mais elegante e organizado. Veja a opção que trouxemos para você se inspirar:
Veja também: Como fazer filtro de água caseiro: Veja o nosso passo a passo!
Outra alternativa muito bacana é a do modelo abaixo, que permite que tombemos os vidrinhos de temperos e isso nos ajude na hora de ler a tampa e saber do que se trata cada recipiente. Dessa forma, não corremos o risco de comprometer o preparo com um tempero errado, concorda?
Por fim, temos mais uma opção metálica com potinhos sob medida para compor a decoração da sua cozinha e dar aquele gostinho a mais na hora de cozinhar. Lembrando que é possível pintar o metal e deixá-lo da cor que desejar. Veja:
Materiais para fazer o seu suporte
Viu só como existem muitas formas de fazer porta temperos? A escolha do tipo de suporte variará de acordo com a decoração da sua cozinha, orçamento, desejo de fazer sozinho ou comprar pronto, e assim por diante. Veja algumas ideias de materiais para fazer:
- Madeira: Em diferentes tons, como claro ou escuro, é possível compor peças de diferentes tamanhos, em forma de prateleiras, mini estantes e até aparadores.
- Metal: Ideal para ambientes que sejam mais modernos e elegantes. Podem ser usados para mini prateleiras ou mesmo estantes maiores.
- Plástico: Boa opção pois não estraga com a umidade do ar da cozinha. No entanto, pode não ter o acabamento que você deseja. É importante pesquisar boas opções.
Agora é só colocar a mão na massa e fazer o porta temperos que você sempre quis!
Veja também: Gesso 3D – Veja Benefícios e Fotos de Como ele Fica