A tonalidade verde da samambaia traz leveza, ares rústicos e naturalidade aos ambientes. Quando se trata de decoração, as folhagens tropicais estão sendo utilizadas tanto em jardins quanto dentro de casa. Entre as preferidas está a samambaia por conta da sua praticidade em se adaptar em diferentes ambientes. Se trata de uma folhagem que cresce nas florestas, mas que podem ser usada em decorações e paisagismo.
Com folhas longas, que dão volume e pendem, a planta quebra a decoração pesada de salas, cozinhas e banheiros decorados. Samambaia é uma planta coringa bem como costela de Adão, espada de São Jorge e orquídeas. Mas, os cuidados com a planta e onde colocá-la em um espaço são umas das principais dúvidas. Descubra como lidar com essa planta tão especial:
Samambaia: Planta versátil
Por conta da sua versatilidade e resistência, a samambaia agrada todos os gostos. É usada em ambientes com estilos clássicos e em lugares modernos e despojados. Sua resistência e facilidade para cuidar ajudam na escolha. Pode ser posta em vasos suspensos, jardins verticais, mas também em prateleiras, estantes e em cima da mesa.
Evite insolação e vento
Samambaias não gosta de climas extremos, de adaptando melhor ao clima ameno. Por isso, para evitar queimaduras evite o sol direto. São plantas ideais para ficarem dentro de casa ou em jardins de canto. Elas até gostam de calor, mas precisam estar na sombra, evitando o contato direto com a irradiação.
No inverno, é preciso cuidados redobrados, evitando o contato direto com o frio e também rajadas de vento. Mas, mesmo assim, gostam de estar em locais bem arejados.
Hidratação e solo da samambaia
Apesar de gostarem de água, o solo deve ficar apenas umedecido e hidratado. Não coloque água demais na planta! Para saber quando regá-la novamente, basta checar a terra. Se estiver muito seca, molhe. Quanto ao solo, utilize terra orgânica uma vez ao mês e tenha um sistema de drenagem de água no vaso.
Leia também: Artesanato Com Garrafa Pet – Modelos e Inspirações
Vaso ideal
Dê preferência para vasos plásticos já que o de barro não permite tanta umidade. Se quer aumentar ainda mais umidade, use dois vasos plásticos, com tamanhos diferentes.
Poda da samambaia
Para evitar que ela adoeça, faça a poda da planta regularmente. Use uma tesoura específica para poda para realizar essa atividade. Assim, garante a saúde da planta e também uma decoração mais harmônica.
Painéis de plantas
Muitas pessoas pensam que o uso de plantas em interiores acontece ou num vaso ou pendurado em algum canto do aposento. Mas, uma tendência decorativa é o painel de plantas, ou jardim vertical, onde uma parede do local escolhido fica preenchido com um tipo ou mais de folhagens. Por suas características, a samambaia é muito utilizada nesse tipo de decoração.
Uso em nichos
Pendentes, as samambaias ficam muito bem quando utilizadas em divisórias e nichos de armários e móveis semelhantes. Suas folhas longas e o verde quebram decorações mais tradicionais, proporcionando vida e naturalidade. Nesses casos, é usada e orna muito bem com mobílias brancas ou claras.
Leia também: Decoração de Sala: 10 tendências para 2020