Pular para o conteúdo

Sapatinho de Judia – Como cuidar, origem, floração

  • por

O Sapatinho de Judia é uma planta originária da Índia e possui características incríveis, capazes de deixar qualquer ambiente muito mais bonito, aconchegante e agradável. Se você quer aprender a cuidar dessa plantinha e tirar todas as suas dúvidas sobre a floração dela, não deixe de conferir este guia que preparamos especialmente para você! Nele, você poderá tirar as suas dúvidas sobre essa plantinha e começar a tê-la em casa com saúde e beleza. Vamos lá?

Além disso, não deixe de dar uma olhadinha no nosso conteúdo sobre como cuidar da Rosa do Deserto, quem sabe você faz uma combinação com essas duas plantas?

Sapatinho de Judia

Como cuidar do Sapatinho de Judia?

O Sapatinho de Judia, com seu jeito único, requer alguns cuidados especiais para manter a sua integridade e beleza. Preparamos um verdadeiro passo a passo com as informações mais importantes que você precisa ter em mente. Dê só uma olhadinha:

1. Luminosidade ideal

Talvez você não tenha conhecimento disso, mas a verdade é que o Sapatinho de Judia gosta muito da luz direta do sol. Porém, ela também pode sobreviver bem onde há luz indireta do sol (mas nada de um ambiente fechado e totalmente escuro, combinado?). Assim, ela consegue se desenvolver mais e melhor.

2. Rega ideal

Essa planta também não gosta de regas muito frequentes. O ideal é que você molhe um pouquinho e aguarde a camada mais superficial da terra secar. Portanto, espete um palitinho na terra, cerca de dois centímetros, e veja se ele volta com uma parte úmida. Se estiver seco, é hora de regar novamente. Mas cuidado: nada de encharcar!

Veja mais: Bambu da Sorte – Como cuidar, cultivar e podar

3. Temperatura adequada

Evite deixar a planta em um ambiente cujas temperaturas sejam abaixo de 10º C. Isso porque esse tipo de planta prefere temperaturas mais amenas e quentes, já que o frio pode causar danos à saúde do Sapatinho de Judia. Portanto, se você tem essa planta em áreas externas, fique de olho! Trocá-las de lugar para evitar a exposição excessiva ao frio da noite pode ser uma boa ideia.

4. Adubação da planta

Essa planta precisa ser adubada a cada 30 dias, aproximadamente, durante os períodos de crescimento, ou seja, primavera e verão. Já nos períodos mais frios e de dormência, como outono e inverno, esse tipo de adubação pode até ser suspensa por um tempo, salvo em casos nos quais a plantinha está muito fragilizada por algum motivo.

Sapatinho de Judia

5. Poda

A poda deve acontecer de tempos em tempos, à medida que você observa o crescimento da planta. Você deve cortar de modo que mantenha o formato e o tamanho desejado, ao mesmo tempo em que estimula o crescimento de novos brotos. Lembrando também que o ideal é fazer a poda nos períodos mais quentes e que o crescimento está mais intenso, combinado? Evite podar no inverno e no outono.

Leia também o nosso texto sobre como cuidar e plantar Amor-Perfeito e deixe o seu jardim ainda mais lindo.

Como funciona a floração do Sapatinho de Judia?

O Sapatinho de Judia é uma planta famosa por sua floração incrível, que forma verdadeiros sapatinhos coloridos pendentes. As flores têm tons de amarelo e vermelho, lembrando a forma de pequenos sapatinhos. Normalmente, a floração acontece nos períodos mais quentes do ano, como primavera e verão.

Gostou de saber mais sobre o Sapatinho de Judia? Vai enfeitar o seu jardim com ela? Comente aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *