Tirar mancha de vinho da roupa: Dicas infalíveis!

Tirar mancha de vinho da roupa é complicado, especialmente quando bate aquele “desespero” e a primeira coisa que fazemos é esfregar… Além de ser ineficaz, essa atitude pode piorar a situação, fazendo com que a mancha se espalhe e fixe-se ainda mais no tecido. Mas, como limpar da maneira correta e impedir que a pigmentação fique presa ao tecido?

Existe uma técnica que eu particularmente gosto de usar e que, na minha experiência, funciona bastante. É a técnica da água oxigenada! E é sobre ela que falarei neste conteúdo, dando-lhe todos os detalhes do passo a passo. Acompanhe. 🙂

Depois aprenda a como fazer lustra móveis caseiro.

tirar mancha de vinho de roupa

Dicas infalíveis para tirar mancha de vinho da roupa

As dicas abaixo seguem um passo a passo certeiro de como tirar mancha de vinho da roupa. Porém, um adendo importante: é preciso agir o quanto antes. Quanto mais tempo você deixar o vinho impregnando no tecido, pior será para higienizar depois. Por isso, assim que o acidente acontecer, é hora de pôr a mão na “massa” (ou no vinho?) para tender resolver o problema. Veja o passo a passo:

1- Use um guardanapo para absorver

O primeiro passo sempre será tentar amenizar o estrago, antes de qualquer coisa. Para isso, use um guardanapo de papel para posicionar sobre o tecido e fazer com que este “sugue” o excesso de vinho, impedindo que este passe para o outro lado da peça e, até mesmo, espalhe-se mais rapidamente. Faça isso até perceber que o último guardanapo sai sequinho.

2- Não esfregue a peça de roupa e não use água quente

Em seguida, é hora de preparar a peça. Posicione-a sobre a mesa, encaixando algo no meio dela, fazendo com que a parte manchada não encoste no outro lado. Você pode usar um caderno, por exemplo… E aqui, jamais use água quente, ferro de passar ou qualquer calor, e tampouco esfregue, pois essas duas atitudes poderão piorar tudo.

tirar mancha de vinho de roupa

Veja também como fazer amaciante caseiro.

3- Aplique água oxigenada e detergente neutro na peça e deixe agir

Depois é só você preparar uma misturinha de meio a meio, com água oxigenada e detergente neutro. Nessa etapa, é fundamental você misturar bem os dois ingredientes e fazer um teste em uma parte escondida do tecido. Aplique a mistura e deixe ali. se manchar o tecido branco, você não usará a mistura. Se não manchar, é só aplicar sobre a mancha de vinho e deixar agir por 30 minutos.

4- Enxágue bem, com água e sabão neutro

Depois que agir, enxágue bem a peça, passando-a na água com sabão neutro. Reitero, novamente, que não devemos usar água quente em nenhuma etapa, pois se ainda houver vinho no tecido, ele ficará manchado e talvez de maneira irreversível, ok?

5- Repita o processo, se necessário

Por fim, se você perceber que ainda há um pouquinho de vinho no tecido, repita o processo, aplicando a mistura novamente e deixando agir mais alguns minutos. Enxágue e pronto.

Para mim, essa foi a melhor receita de todas. Por isso estou aqui passando-a para você. Porém, se você tiver alguma outra dica, comenta aqui embaixo e vamos todas compartilhar soluções juntas. 🙂

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *