Trabalhar Com Feltro: Como Trabalhar com Feltro?

Trabalhar com feltro, ou encontrar uma boa escola de feltro é um caminho muito promissor para quem, assim como eu, é apaixonado por artesanato e deseja transformar esta paixão em uma renda extra (ou até mesmo renda principal). Para isso, é preciso pensar em alguns passos essenciais para que tudo ocorra da melhor maneira.

Pensando nisso, conversei com uma de minhas melhores amigas, Jaqueline Guedes, que trabalha diretamente com artesanato em feltro, produzindo peças incríveis para vender. Ela me respondeu a muitos questionamentos que certamente você também tem quando pensa em trabalhar com feltro. Quer saber mais? Então acompanha esse guia que foi feito para você iniciante nesta arte incrível!

trabalhar com feltro

Como trabalhar com feltro – Dicas essenciais

Trabalhar com feltro pode ser a sua chance de transformar aquela paixão por artesanato em uma renda extra que mudará a sua vida. E para te ajudar a começar, atente-se para todas as perguntas e respostas que coloquei logo abaixo:

1- Material para trabalhar com feltros

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar em todos os materiais que você precisará adquirir para iniciar as suas artes. Sendo assim, o material para trabalhar com feltros varia de acordo com o produto que você vai criar. Por exemplo, se você quiser criar uma árvore, o feltro marrom e verde serão necessários, além das linhas das mesmas cores. Não se esqueça da agulha e da fibra para enchimento.

trabalhar com feltro

Para começar, aposte em uma tesoura escolar. Conforme você for aumentando o seu leque de possibilidades de criações e produtos, automaticamente você adquire novas cores de feltros e linhas, além de outros materiais mais específicos, como tesoura de tecido, entre outros.

Sendo assim, para economizar, siga a dica certeira de quem entende do assunto: “Para esse custo inicial ser baixo, comprei feltro apenas na medida que iria usar, fiz um molde no papel e calculei qual a quantidade iria precisar. Gastei 30 reais com todo material.”

https://www.instagram.com/p/B-sW6JIlEth/

2- Trabalhar com feltro dá dinheiro? Quais os melhores nichos?

Outro questionamento que surge com bastante frequência é se trabalhar com feltro dá dinheiro. Pois bem, assim como qualquer outro trabalho, é possível sim ganhar dinheiro trabalhando com feltro. De todo modo, é preciso pensar nos nichos mais rentáveis, para assim começar a investir nas áreas que possam lhe trazer mais retorno.

Além disso, uma rotina disciplinada, com produções dentro do prazo, além da divulgação do seu trabalho, somando com a experiência de estudar técnicas para trabalhar com feltro se faz necessário para adquirir um bom leque de clientes.

Quanto aos nichos que mais podem lhe trazer retorno, desde o começo, Jaqueline destaca: “Lembrancinhas de aniversário e chá de bebê são sempre uma boa escolha. Jogos pedagógicos também têm grande saída pois auxiliam muito as crianças na aprendizagem”. 

3- Técnicas para trabalhar com feltro

Existem algumas técnicas para trabalhar com feltro que, com o tempo, você vai adquirindo mais conhecimento e experiência. De todo modo, Jaque destaca que existe uma técnica mais simples para quem está apenas começando as suas produções. Ela destaca: “É possível fazer os produtos apenas com colagem, pode ser tanto a cola fria como a cola quente, no entanto a cola quente tem um custo menor.”

trabalhar com feltro

Dessa maneira, se você ainda não tiver tanta coordenação para apostar no uso da agulha e linha, poderá se aventurar com a colagem. Conforme for ganhando mais confiança e tiver mais prática (inclusive investindo em cursos qualificantes) poderá se aprimorar com o uso da linha e da agulha.

4- Onde encontrar clientes?

Existem muitas ferramentas, nos dias atuais, que podemos utilizar para conquistar novas clientes no artesanato em feltro. Você pode apostar no uso das mídias sociais, criar um blog, presentear conhecidos (pois assim ele e pessoas próximas a ele poderão conhecer um pouco mais sobre as suas habilidades), entre outras possibilidades (como cartão de visitas).

Entretanto, o primeiro passo pode ser o mais difícil. O importante é, portanto, começar com um foco. Pense em um público que você tem interesse de trabalhar, e busque contatos nesta área. Por exemplo, se quiser investir em lembrancinhas de chá de bebê, participar de grupos no Facebook deste segmento pode ser uma boa opção.

“Minhas primeiras clientes eram professoras, eu não tinha modelo e nem produtos a pronta entrega, elas solicitavam algum produto e eu procurava uma ideia para criar. Comecei com lembrancinhas e jogos.” Complementa Jaque sobre os seus primeiros clientes.

https://www.instagram.com/p/B8d6zXUljga/

 

5- Quais são os maiores desafios para começar?

Trabalhar com feltro não é uma tarefa tão difícil e tampouco impossível, porém, também não é a atividade mais fácil de todas. Por isso, saiba que no começo você poderá sentir incertezas e terá dúvidas sobre qual caminho seguir, que nicho escolher e como cobrar os seus clientes.

Tendo em mente que desafios atravessarão o seu caminho, você estará mais preparado para vencê-los. Jaqueline ressalta que “Tive receio de não ter um bom resultado depois de finalizar o produto, colocar preço e fazer cobrança também eram difíceis no começo.” 

trabalhar com feltro

Entretanto, com o tempo e com a experiência que vai sendo adquirida dia pós dia, estes receios vão sendo superados e os desafios vão sendo concluídos com sucesso, é claro. O importante é fazer algo que você gosta e sente vontade de se desenvolver cada vez mais.

6- Como e quanto cobrar para trabalhar com feltro?

Outra dúvida corriqueira pra quem quer aprender a como trabalhar com feltro, é com relação ao preço e as formas de pagamentos. Afinal, como cobrar? Como tornar o trabalho mais profissional?

Para isso, atente-se para a dica: “Para as primeiras clientes, que eram próximas, o pagamento era feito depois de entregue o produto. Agora para os que não tenho muito contato o pagamento é feito em duas parcelas, na hora do pedido e na entrega, feito por depósito ou boleto.

https://www.instagram.com/p/B_iQ5jHliMD/

 

Dicas essenciais para trabalhar com feltro

Se você está disposto a trabalhar com feltro, lembre-se de sempre investir em conhecimento, buscar aperfeiçoar-se, além de buscar inspirações, moldes de feltro, dentre outras ferramentas de trabalho. Assim, pouco a pouco você vai se desenvolvendo e criando experiências incríveis.

Procure também de sempre registrar cada produção sua. Você não precisa divulgar tudo, enquanto ainda não se sentir seguro para isso. Porém, é bom ter uma biblioteca de lembranças, assim, inclusive, você poderá acompanhar o seu desenvolvimento enquanto artesã.

“Todo começo é um desafio, tem que ter amor pelo que se faz. Todo dia tem um dedo furado, material que acaba na hora da produção, mas são coisas que acontecem, o importante é não desistir. Se a costura deu errado, o tamanho ficou diferente, recomece! Os modelos que ficaram com tamanho desproporcional, cor que não combinou ficam para decorar o teu espaço de trabalho e tornam-se motivação para continuar tentando. Os erros fazem parte do processo!” Lembre-se sempre disso!

Siga a Jaqueline no Instagram e fique por dentro de todas as dicas sobre este assunto! Comece a desenvolver o seu trabalho com feltro de uma maneira ainda mais profissional. Boas vendas!

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *