As estampas africanas na decoração são uma ótima pedida para quem deseja inovar o acabamento de todos os cômodos da casa, ou de um em específico. Para isso você poderá apostar em diversos tipos de objetos e itens decorativos. No artigo de hoje eu lhe explico tudo sobre esse assunto! Veja a seguir as minhas ideias.
Estampas africanas na decoração – Dicas e fotos
As estampas africanas na decoração contam com cores alegres, desenhos expressivos e formas diferenciadas do que somos acostumado em decorações mais contemporâneas e modernas. Entretanto, isso não significa que você pode, simplesmente, investir em mil e uma composições coloridas e assim terá o resultado que almeja. Não mesmo! Mas sim, precisa se atentar para às características desse movimento. Veja as dicas abaixo:
Depois dê uma olhadinha no meu conteúdo sobre decoração tropical, ok? 😉
Utilize tons terrosos
A primeira dica que eu tenho para lhe dar é que você utilize tons mais terrosos para compor a sua decoração africana. E isso vale, de todo modo, para a escolha das estampas. Elas terão um toque muito mais terroso, embora conte com aspectos coloridos, como mencionei acima. Podemos dizer, ainda, que os traços se assemelham com um toque mais rústico.
Abuse de almofadas e outros objetos pequenos
Para você incluir estampas africanas na decoração de modo efetivo, experimente também abusar de almofadas e outros objetos que possam trazes este tipo de composição. As capas para almofadas são as minhas favoritas, pois, você poderá incluí-las em diversos contextos da sua casa, por exemplo:
- No seu home office;
- Quarto do casal ou de adolescentes;
- No espaço de leitura;
- Na sala de estar;
- Entre outras possibilidades que necessitam de um toque a mais de conforto e beleza.
Tecidos e palha
Os tecidos estampados são essenciais e podem aparecer em diversos tipos de materiais em si. Por exemplo, colchas, almofadas, capas de sofá, cortinas, toalhas decorativas, dentre outros fatores. Do mesmo modo, você pode usar e abusar de palha para criar peças incríveis em sua casa, como cabeceira para a cama e outros móveis com um contexto mais rústico.
Quadros são bem vindos
Por fim, é claro que os quadros não podem deixar de entrar na minha listinha, não é mesmo? Afinal, é a partir deles que você poderá incluir muitas estampas africanas na decoração. Entretanto, lembre-se de combiná-los com os demais itens do espaço, evitando a sobrecarga de um cômodo, está bem?
Além disso, escolha aquelas estampas que tragam um real significado, caso queira deixar tudo ainda mais intenso e interessante. Você poderá, dessa forma, combinar mais de um quadro, criando composições lindas. Vale ainda, no caso de não querer molduras em si, usar imagens em forma de adesivos nas chãos e paredes.
Decoração com história
Lembre-se sempre que as estampas africanas carregam consigo mesmas muitos significados. Por isso, estude a história desses povos para poder se aprofundar ainda mais neste contexto, criando ambientes mais expressivos e significativos. Dessa maneira você estará propagando o amor e a história por trás de um povo que sabemos que, com o passar dos anos, sofreram muitos abusos e preconceitos.
E assim, dar margem para que a visibilidade comece dentro da sua casa é garantir novos caminhos para toda a humanidade. Aposte nisso!😍