Alfabeto em Ponto Cruz: Aprenda a Fazer

O ponto cruz é uma técnica de bordado bastante conhecida entre as artesãs, ele tem este nome por criar pontos em formato de X. Bastante usado para bordar roupas até nomes em toalhas, por isso hoje você irá aprender a fazer alfabeto em ponto cruz.

Materiais para ponto cruz

O ponto cruz não é uma técnica difícil e existem infinitas opções de bordados como flores, personagens, nome, arabescos, basta ter muita criatividade e paciência.

Primeiramente você precisa conhecer mais sobre os materiais utilizados.

  • Linhas:

Para o bordado em ponto cruz existe uma linha apropriada feita de algodão. Conhecida também como meada, a necessário desenrolar os fios para bordar.

Fonte: WR artes

  • Tecidos:

Se você não for bordar em toalhas, que já tem a faixa telada para isso, é necessário escolher o tecido correto.

O tecido mais indicado para quem está começando é o Etamine. Ele é como uma tela com as tramas separadas, facilitando na hora de bordar.

Fonte: Pixabay

  • Agulhas:

As agulhas de ponto cruz são diferentes das normais, elas são mais grossas e as pontas são arredondas, impedindo que você se machuque. O buraco da agulha também é maior, facilitando na hora de passar a linha.

Como fazer ponto cruz

Para recriar os desenhos e Alfabeto em Ponto Cruz existem alguns meios que ajudam muito neste processo:

  • Gráficos

Os gráficos funcionam como um rascunho do que será bordado, você encontra diversos tipos na internet. Você pode imprimir ou fazer analisando a foto.

Fonte: Pinterest

  • Vídeo aula

Se você é do tipo que prefere assistir e fazer junto com um professor, a vídeo aula é perfeita para te auxiliar. O melhor de tudo isso é que você pode voltar sempre que quiser no vídeo.

  • Revistas

As revistas especializadas em ponto cruz são encontradas nas lojas de artesanato. Lá você encontra dicas de bordado, técnicas novas e inspirações para criar novos produtos.

Se você quer aprender mais sobre essa técnica, separamos algumas dicas importantes para você bordar vários nomes e frases lindas!

  • Lendo o gráfico

Antes de você iniciar suas criações, é importante entender o gráfico e saber como se deve ler, confira abaixo:

  • Como tirar o fio

Esse vídeo ensina o primeiro passo que é como tirar o fio da meada:

  • Iniciando a costura

Para começar o bordado são necessários alguns truques que farão toda diferença em seu trabalho, neste passo a passo você aprende como iniciar e fazer o arremate.

  • Alfabeto em Ponto Cruz

Agora que você já aprendeu como fazer passar a linha na agulha, fazer o ponto em X , é hora de por em prática aprendendo o alfabeto.

Separe um pedaço de Etamine ou tecido que seja apropriado para bordar, e faça todas as letras para treinar. Se preferir, desenhe o gráfico em cima do tecido com a caneta fantasminha (ela apaga com o calor do ferro).

Com o tempo você ganha mais prática! Além disso, o bordado em ponto cruz pode ser usado para decorar diversas peças como toalhas de mesa, guardanapos, toalhas de banho, e até blusas. Você pode até lucrar com esse bordado fácil e super lindo.

Faça um comentário