Fazer artesanato fácil pode ser uma forma eficiente de ter uma renda extra ou começar um negócio próprio. Para quem é apaixonado por trabalhos manuais, o que não faltam são técnicas diferentes que facilitam o nosso dia a dia, tornando o artesanato ainda mais prazeroso e divertido.
Mas, por onde começar? O que fazer primeiro? Como encontrar inspirações? Neste texto de hoje, eu vou lhe dar algumas dicas que podem lhe ajudar nos primeiros passos. Vamos lá?
Artesanato Fácil – Veja algumas dicas para iniciar no artesanato
Para iniciar no artesanato é preciso, antes de qualquer coisa, abrir a mente. Embora você possa já conhecer algumas técnicas e já se interessar por alguns tipos de trabalhos, o essencial é que você explore um pouco mais. Assim, você conhece possibilidades que talvez nunca nem tenha ouvido falar, o que lhe ajuda a encontrar aquele estilo de trabalho que combina perfeitamente com você. Abaixo, darei mais dicas nesse sentido. Continue lendo!
1- Conheça diversas técnicas diferentes
Quanto mais técnicas você conhecer, melhor será o seu senso crítico. Afinal, como saber que determinado tipo de artesanato fácil é realmente prazeroso, se você não souber analisar as mais diversas possibilidades? Por isso, dou algumas ideias para você:
- Feltro;
- Papel;
- Papelão;
- Sabonetes;
- Vestuário e acessórios;
- Tecido e pintura em tecido;
- Crochê e tricô;
- Costuras em geral;
- Patchwork;
- Scrapbook;
- Cerâmica;
- Reciclável;
- Macramê;
- Cestaria;
- Artesanato fácil com Sisal;
- Frascos de vidro;
- Entre outras inúmeras possibilidades.
Conheça as alternativas disponíveis e leia mais sobre elas. Além disso, busque referências no Pinterest para se inspirar e ver o que mais combina com você.
2- Mensure o valor de cursos e materiais
Eu sugiro que você selecione algumas ideias de artesanato fácil para saber mais. De preferência, três opções diferentes. A partir disso, você pode buscar informações sobre valores de cursos e materiais, para ver o que está mais próximo da sua realidade, nesse momento.
3- Comece a praticar e veja inspirações na internet
Depois que você começar a estudar (até mesmo de maneira gratuita, como no YouTube), comece a praticar. Inicie por peças mais fáceis e tente aprender as primeiras técnicas.
Por exemplo, no caso do feltro, o essencial é que você comece com a aprendizagem do ponto inicial e final, além de se atentar para o enchimento da peça. Com o passar do tempo você vai desenvolvendo a sua técnica e vai aprimorando os resultados com peças mais complexas.
4- Faça presentes e lembrancinhas para divulgar o seu negócio
No começo, é mais difícil conseguir ganhar dinheiro com artesanato fácil, mas, não é impossível. O jeito de começar é divulgando para pessoas perto de você. Para isso, faça peças e presenteie amigas e parentes, para que elas exponham o seu trabalho na casa delas. Assim, outras pessoas poderão ver e se interessar pelo seu trabalho.
5- Esteja sempre aprimorando o seu trabalho
Por fim, a regra essencial para começar a fazer artesanato: esteja sempre se aprimorando. Assim, você consegue aprender novas técnicas e formas de pôr a mão na massa, melhorando os seus resultados e entregando produtos cada vez mais incríveis. Acredite, cada coisinha nova que você aprende pode fazer muita diferença na peça final. 😉