Como Fazer Papel Machê – Passo a Passo

Neste artigo eu vou te ensinar a como fazer papel machê a partir de um passo a passo super simples. Para que, dessa forma, você elabore diversas peças artesanais lindas e que irão encantar os seus clientes. Para isso, acompanhe este artigo até o final o saiba mais.

Como fazer Papel Machê

O que é e para que serve o papel machê?

O papel machê nada mais é do que um tipo de “massa” que você faz a partir o uso da mistura de papel picado, água e cola. A partir dele, você poderá criar diversas peças em formatos diferentes, moldando ao seu gosto. Para que assim, você crie utilitários, itens decorativos, presentes, entre outras possibilidades diferenciadas.

Além de ser super democrático quanto às opções de criação, você pode ainda desenvolver diversos acabamentos, com cores diferenciadas e lindas, que darão mais charme ao seu artesanato. Para aprender a fazê-lo, é só seguir este texto.

Leia também: 10 Dicas para iniciar no Patchwork

Passo a passo de como fazer papel machê

Com alguns materiais super simples e que certamente você tem em casa, já será possível criar as suas peças em papel machê. Veja a seguir:

Materiais necessários

  • Papel (você pode usar jornais velhos, folha de caderno e até mesmo papel higiênico/ guardanapo);
  • Cola branca;
  • Água limpa;
  • Recipiente para preparar a massa.

Modo de preparo

A preparação é super simples e em poucos minutos você já terá uma massa bem consistente e moldável. Acompanhe o passo a passo:

  1. Primeiramente, rasgue o papel que você escolheu para a sua massa. É importante que você pique em pedaços pequenos, para que o efeito seja interessante. Vale, inclusive, misturar os papeis, caso você não tenha uma grande quantidade de apenas um tipo.
  2. Coloque os papeis picados em um recipiente.
  3. Acrescente um pouco de água morna nos papeis. É importante que você deixe essa mistura “descansando” por, no mínimo, 10 horas.
  4. Passado este período, coloque o papel em uma toalha/ pano e esprema toda a água. É imprescindível que você esprema bastante, até a mistura “parar de pingar”.
  5. Em seguida, leve esta mistura novamente para a vasilha inicial e, ali, acrescente cola aos poucos.
  6. Vá mexendo com as mãos, até formar uma pasta mais densa, ou seja, até a massa ganhar “liga”.
  7. Assim que ela atingir esta consistência, estará pronta para ser modelada.

Como usar o papel machê?

Agora que você já aprendeu a como fazer papel machê, é hora de descobrir como usá-lo, correto? Pois bem! Na verdade, não existe muito segredo quanto a isso. Pois você apenas utilizará o papel como uma massa de modelar, como ocorre em outras técnicas como a de argila, por exemplo.

Assim, você deverá selecionar a finalidade do papel para você. Visto que você poderá fazer:

  • Bichinhos;
  • Brinquedos;
  • Potes;
  • Copinhos;
  • Vasinhos;
  • Utensílios variados.

Basta você modelar do modo que você desejar, utilizando as mãos ou, caso sinta necessidade, algum tipo de molde específico. É importante que você modele enquanto estiver com a massa ainda “mole” e “úmida”, pois quanto mais seca ela estiver, mais difícil será para você preparar a peça desejada. Além de que, caso esteja muito ressecada, pode ser que você acabe “quebrando” a peça, ao invés de simplesmente montá-la como deseja.

O tempo de secagem do papel machê é de cerca de 2 a 3 dias. Este é o período mínimo para que a cola seque completamente e mantenha o material firme e denso. Vale lembrar ainda que a espessura deve ser considerável, pois se você fizer algo “fino demais”, pode ser que o efeito não seja dos melhores. O ideal é que meio centímetro de espessura seja utilizado.

Agora é só você usar a sua criatividade para criar lindas peças e assim usufruir de resultados incríveis! E depois, apostar na venda destes materiais para ter um lucro interessante. E assim, poderá me contar os seus resultados. Até a próxima!

Faça um comentário