No artigo de hoje eu vou lhe ensinar tudo que você precisa saber sobre como fazer porta pano de feltro e assim deixar a sua cozinha mais linda. Além disso, você poderá ainda trabalhar com essa peça como uma lembrancinha para o dia das mães, ou então, vender como um presentinho na sua lojinha de artesanato.
Sendo assim, não importa o objetivo… Um porta pano de prato é sempre interessante e compõe uma decoração mais amigável e fofinha para a cozinha. Por isso, vou te ensinar tudinho a seguir!
Como fazer porta pano de feltro?
Para você aprender a como fazer porta pano de feltro, é imprescindível que tenha em mente a necessidade de escolher uma peça de feltro que seja interessante.
Por exemplo, se você gosta de um acabamento mais clássico, opte por moldes de galinhas e faça dessa maneira. Mas, se quiser algo diferenciado, outros bichinhos e formas também são bem vindas.
Aqui no blog você encontra uma grande variedade de moldes de feltro, escolhe um que seja mais bonitinho para você e aposte nele. Depois, é só seguir as dicas abaixo:
Materiais necessários
- Argolinha para pendurar o pano;
- Pedacinho de fita de cetim (que servirá de suporte para a argolinha);
- Cola para feltro, ou linhas de acordo com as cores do molde que você escolheu;
- Agulha, caso deseje costurar;
- Enchimento;
- Tesoura para tecido;
- Feltro de acordo com o molde e cores que você deseja;
- Giz para marcar o feltro.
Molde adequado
Escolha bem o seu molde de feltro para preparar o seu porta pano de prato. Como mencionei acima, você pode escolher opções que sejam mais simples e clássicas, como até alternativas mais elaboradas e completas. Tudo depende do seu gosto e prática.
Recorte todas as partes
Utilize uma tesoura adequada para recortar todas as peças do seu molde. Cuidado para não deixar beiradinhas com “mordidas”, pois isso poderia deixar o acabamento menos interessante, especialmente se você optar por colar o feltro.
Costura ou cola?
Mesmo que você opte por apenas colar as partes do feltro, é preciso estar ciente que deverá fazer um acabamento com costura, na beiradinha. Isso evitará que o feltro acabe se desfiando, com o passar do tempo. No vídeo abaixo você poderá ver como fazer este processo de maneira simples:
Com este acabamento bem feitinho, você poderá começar a colar as partes e trabalhar com o seu feltro, uma pecinha na outra. Lembre-se de deixar uma abertura para o próximo passo, que é quando você coloca o enchimento.
Enchimento e fechamento
Feito todo o processo anterior, bastará você preencher com o enchimento na quantidade adequada. Cuidado para não exagerar, ok? E também não deixe faltar. Vá preenchendo aos poucos, e quando notar que há uma consistência interessante para a peça, você poderá finalizar o processo, fechando a pecinha de feltro.
Costure a argolinha
Por fim, utilize a fitinha de cetim e a argolinha para fazer o suporte propriamente dito. Costure a fita, envolvendo a argolinha, prendendo na parte traseira do bichinho ou item de feltro que você fizer. Lembre-se também de usar um pedacinho da fita de cetim para ser também o prendedor que será usado na parede.
- Dica: Caso não queria “pendurar” a peça, você pode fixar ventosa na parte de trás e assim usar esta funcionalidade para fixar na parede.
Viu só como é simples? Crie peças incríveis e ganhe dinheiro com o seu artesanato!