Como organizar as prateleiras da cozinha: 10 dicas

No artigo de hoje eu vou te ensinar a como organizar as prateleiras da cozinha com dicas super simples e que certamente você conseguirá aplicar no seu dia a dia sem grandes dificuldades. Afinal, a diferença está nos detalhes, e se você considerar os mesmos, a sua rotina na cozinha será muito mais leve e otimizada. Acompanhe para saber mais.

Como Organizar as Prateleiras da Cozinha

Saiba como organizar de forma rápida e simples as prateleiras da cozinha.

10 dicas de como organizar as prateleiras da cozinha

O segredo de uma cozinha com armário e prateleiras organizadas está na ordem que você projeta nas coisas. Ou seja, a organização se pauta nas suas necessidades e na sua rotina, e esse é o primeiro ponto que você precisa entender. Com as colocações abaixo, você compreenderá o que eu estou querendo dizer. Veja:

1- Ordem de “necessidade”

Como mencionei acima, o primeiro ponto que você deverá sempre considerar é a sua rotina e tudo que você faz no seu dia a dia. Visto que dessa forma você saberá quais são os itens utilizados com frequência, e quais são aqueles que não necessariamente precisam estar tão a mostra.

Assim, você poderá separar tudo que você tem em suas prateleiras em dois grandes grupos: uso diário e uso eventual. Logo, você deverá deixar o que mais usa em prateleiras mais acessíveis, enquanto que o que é “deixado de lado” pode ficar nas prateleiras mais altas, por exemplo.

como organizar as prateleiras da cozinha

2- Ordem de tamanho

Separado os dois grandes grupos, é hora de organizar os mesmos de acordo com o tamanho. Isto é, você deverá criar uma ordem de tamanho, deixando, por exemplo, os potes maiores atrás e os menores na frente, é claro. Tudo isso sempre respeitando a necessidade.

Além de facilitar na hora de pegar o que você precisa, essa disposição mantém um visual mais bonito para a cozinha.

Leia também: Pastilhas Adesivas para Cozinha: Veja modelos e como aplicar

3- Lembre-se da data de validade

Este é outro fator que você deve ficar muito atento quando pôr em prática as dicas de como organizar as prateleiras da cozinha. Afinal, por mais que você não use sempre determinado produto, se o mesmo está prestes a vencer, o ideal é que você o deixe em um local mais acessível, correto?

Para que assim, toda vez que for até sua cozinha, você lembre que ele precisa ser usado com urgência, antes que vença. O ideal é que você faça essa organização pelo menos 1 vez ao mês, para garantir que não manterá nada estragado guardado.

4- Não acumule coisas!

Um cuidado muito importante que você precisa ter com relação à organização de qualquer ambiente: acumular nunca é uma boa ideia! Por isso, você deverá sempre descartar aquelas possibilidades que não estão sendo utilizadas.

como organizar as prateleiras da cozinha

E quando se trata, por exemplo, de especiarias e ingredientes, é claro que você não precisa jogar no lixo. Mas sim, pode doar. Desse modo, você estará dando uma nova possibilidade para aquilo que, mais tarde, poderia estragar em sua prateleira.

5- Tenha organizadores

Essa dica parece um tanto óbvia, não é mesmo? Mas acontece que nem todo mundo aproveita isso. Os organizadores, como separadores, porta talheres, porta copos, cestos e afins, são sempre ótimas opções para deixar tudo no lugar.

Afinal, uma das maneiras de manter a sua cozinha sempre organizada é, justamente, criando um lugar para cada coisa. Quando cada utensílio e cada ingrediente tiver o seu lugar fixo, tudo se manterá organizado e, além disso, você não precisará mais perder tempo procurando alguma coisa.

dicas para prateleiras

6- Prateleiras menores são uma ótima pedida

Prateleiras com divisões pequenas também pode sem bem interessantes. Isso porque, geralmente, o que usamos na cozinha não necessita de espaços muito grandes para serem organizados. Desse modo, prateleiras menores e que se adéquem ao tamanho dos potes e frascos pode poupar espaço e deixar tudo ainda mais acessível no dia a dia.

Leia também: Tipos de Granito para Cozinha: Veja dicas e modelos

7- Aposte em kits para uso diário

Outra forma de organizar as suas prateleiras da cozinha é apostando em kits de uso diário. Lembra quando eu comentei dos organizadores? Pois bem! Você pode usar cestas, caixas e potinhos para montar os seus kits. Você pode ter kits de especiarias, kits de utensílios, e por aí vai. Logo terá aquilo que você precisa sempre a mão.

prateleiras da cozinha

8- Lembre-se de manter os rótulos organizados

Do mesmo modo que você precisa se atentar para a data de validade dos produtos que você tem em sua cozinha, você também precisa manter os rótulos organizados. Embora eu saiba que os vidros decorados são lindos e deixam as prateleiras mais alegres, se neles não constar o que há dentro do frasco, a sua vida se transformará numa bagunça.

Por isso, o ideal é que você mantenha tudo sempre identificado. E, além de identificar, é importante manter tudo virado para frente, é claro. Nestes casos, vale inclusive você apostar na possibilidade de organizar por ordem alfabética, pois assim deixará tudo ainda mais fácil de ser encontrado e você saberá onde cada coisa está de uma maneira mais automática.

Leia também: Cozinha Americana – Como Planejar? 10 Modelos Incríveis

9- Pendurar também ajuda

Até agora eu lhe dei algumas dicas de como organizar as prateleiras da cozinha, porém, existe uma forma de poupar espaço e deixar as mesmas ainda mais “livres” para outros utensílios: pendurando algumas coisas. Sim, você pode pendurar algumas panelas menores, utensílios diversos, entre outros. E tudo isso aproveitando o espaço que possa ter embaixo da prateleira, por exemplo.

Além de manter as coisas mais organizadas, isso ainda auxiliará na decoração da sua cozinha. Olha que interessante!

Organizando as prateleiras

10- Inove utilizando a parte debaixo das prateleiras!

Por fim, uma dica que, inicialmente, você pode até estranhar… Mas que realmente funciona! Você já pensou em usar a parte debaixo das prateleiras da sua cozinha? Não? Então está na hora de apostar nisso. Pois você poderá fixar a tampa de potes na parte debaixo da prateleira, encher os recipientes com especiarias e ingredientes, e depois pendurar, enroscando na tampa. Genial, não?

Você estará poupando espaço, mantendo a organização e, de quebra, deixando a sua cozinha mais bonita.

Aposte nestas dicas e depois me conta como tem sido o dia a dia na parte mais acolhedora e divertida de nossas casas! Aguardo o seu comentário, ok? Até mais.

Faça um comentário