Pular para o conteúdo

Como Pintar MDF – Passo a Passo

Quer aprender a como pintar MDF para trabalhar com essa possibilidade de artesanato e assim ganhar uma renda extra? Então não deixe de acompanhar este guia que eu preparei para você. Nele eu vou lhe apresentar um passo a passo muito simples, que eu mesma coloco sempre em prática, pra te ajudar a ter lindas peças de MDF em casa ou para vender. Acompanhe e fique por dentro do assunto.

como pintar mdf

Passo a passo de como pintar MDF

Para pintar o seu MDF é muito simples, desde que você tenha todos os materiais necessários e siga as instruções abaixo. É preciso que você considere cada detalhe, a fim de não deixar aquelas marquinhas de tinta na madeira. Atente-se para cada passo:

Materiais necessários

Os materiais necessários para você aprender a como pintar MDF são:

  • Tinta acrílica;
  • Base para artesanato em MDF;
  • Verniz fosco ou com brilho (o que você preferir);
  • Lixa para MDF;
  • Rolinho e pincel;
  • Secador de cabelo.

Como pintar corretamente o MDF

Para pintar a sua peça de MDF é muito simples, você deverá seguir as instruções abaixo:

  1. Primeiramente, utilize a lixa para deixar a peça bem lisinha. Não precisa pôr muita força, tampouco ser muito leve. É preciso entender que a caixinha ou o pedaço de madeira deverá ficar lisinho, e sem pó. Portanto, depois de lixar, lembre-se de tirar o pó, ok?
  2. Aplique a base utilizando o pincel. Cubra toda a caixinha com a base de uma maneira uniforme. Ela é responsável por inibir a absorção exagerada de tinta. Seque bem com o secador.
  3. Feio isso, comece a aplicar a tinta de fato. Você pode colocar um pouquinho de tinta em um pratinho de porcelana e ir “sujando” o rolinho ali. Aplique sempre na mesma direção, para não formar marquinhas.
  4. Depois disso, seque bem o material. Você pode utilizar um pouquinho a lixa para retirar marcas de encontro do rolinho, bem como excesso de tinta em algumas partes.
  5. Em seguida você deverá aplicar mais uma camada de tinta, podendo utilizar o rolinho novamente e o pincel para pequenos acabamentos. Cuidado para não deixar a tinta mais grossa e mais fina em algumas partes.
  6. Depois seque novamente com o secador.
  7. Finalize aplicando o verniz, mas cuidado: O verniz precisa ser colocado sempre para a mesma direção, pois ele é a camada com maior chance de deixar marca de pincel.

Dica: Se ainda assim você notar muita dificuldade para não deixar a madeira marcadinha, experimente, por exemplo, utilizar tinta spray. Utilize, neste caso, a base normalmente, aplique a tinta spray e utilize o verniz spray no fim. Cuidado apenas para não concentrar muito produto em uma só região, ok?

Leia também: Artesanato Indígena – O que é? Onde comprar?

Trabalhe com artesanato em MDF

Pronto! Agora você já pode trabalhar com artesanato em MDF assim como eu e assim usufruir de ótimos resultados no fim do mês. Afinal, você poderá fazer plaquinhas, quadrinhos, caixas, porta retrato, entre outras possibilidades. Use a sua criatividade.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *