Decoupage em Vidro: Como Fazer? 10 Dicas e Modelos

Decoupage em vidro é uma das formas mais eficientes de reaproveitar materiais. Em um mundo que precisa cada vez mais de atenção ao meio ambiente, reciclar e criar novas utilidades para objetos já sem uso é uma grande ideia.

decoupage em vidro

Decoupage em vidro: Como fazer? Aprenda 10 dicas e modelos

Decoupage é uma palavra de origem francesa que significa recorte, dando forma a um objeto. No mundo artístico significa recortar papel ou papelão, ganhando assim uma nova função.

Hoje em dia é uma das técnicas mais comuns no artesanato, principalmente pela facilidade de ser aplicada em qualquer superfície. Existem guardanapos e até folhas autocolantes para colaborar ainda mais com sua criação.

Decoupage em Vidro
Fonte: Girl in the garage

Para fazer a aplicação no vidro você irá precisar dos seguintes materiais e dicas:

  • Pote de vidro (garrafa ou qualquer objeto que queira redecorar);
  • Guardanapo de decoupage;
  • Pincel;
  • Tesoura;
  • Cola branca;
  • Verniz em spray;
  • Tinta acrílica.

1- Limpe bem o vidro

Com um pano e álcool limpe toda a superfície do vido, tanto por dentro quanto por fora. Isso irá retirar qualquer poeira e gordura que estiver nele.

2- Tamanho da figura

Na hora de aplicar o desenho no vidro, seja paciente. Quanto maior for a figura, mais difícil será aplicar de uma única vez.

3- Cola branca

Para colar o papel no vidro você pode utilizar a cola comum escolar. Reaplique sobre os desenhos colados para garantir sua fixação, evitando assim que elas caiam durante o processo.

4- Primer

Se for pintar o vidro com tinta acrílica, é necessário aplicar o primer. Ele é responsável por unir a tinta no vidro e fazer com que dure por mais tempo.

5- Recorte

Tome cuidado na hora de aplicar as figuras em superfícies curvadas. É importante cortar todos os excessos e fazer pequenos piques para que não fique enrugada.

6- Impermeabilização

Os únicos materiais que transformam a decoupage em vidro impermeável é o verniz em spray para artesanatos ou vitral. Assim, se sua peça molhar não sofrerá nenhum dano.

7- Aproveite os materiais

Não fique preso a um único tipo de material. Você pode reaproveitar revistas, jornais, folhas decoradas, rendas, tecidos, barbantes, flores de papel… Use sua criatividade!

8- Tinta acrílica

Para assegurar a tinta, pinte o pote pela parte de dentro e aplique a decoupage na parte externa. No caso das garrafas e potes que são mais difíceis de colorir, pode ser feito na parte externa.

9- Craquelado

Existe uma técnica de pintura diferente e que chama atenção. Ela imita uma peça craquelada. Para que esse feito aconteça você deve utilizar uma tinta apropriada para isso chamada Craquelê.

Após a aplicação das tintas, use um secador de cabelo que irá criar o efeito através do calor. Para conseguir craquelados de diversos tamanhos, faça a aplicação com uma esponjinha.

10- Esmalte

Se você tem um vidro de esmalte que não usa mais, ele pode servir como tinta para colorir seus vidros. Quanto mais esmaltes misturar, mais colorido irá ficar.

Modelos e inspirações de decoupage em vidro

Garrafas de vidro

Qua tal aproveitar aquela garrafa de vinho ou de cerveja que iria para o lixo? Aproveite para enfeitá-la e usar como objeto de decoração na sua casa.

Para quem gosta de objetos vintages, os guardanapos de
decoupage em vidro com imagens antigas e tons como bege e marrom combinam muito.

Decoupage em Vidro
Fonte: Pinterest
Decoupage em Vidro
Fonte: Pinterest
Decoupage em Vidro
Fonte: Pinterest

Decoupage em vidro com aplicação de renda

O pote com aplicação de renda fica um charme e pode ser usado como arranjo de mesa para eventos como aniversário e casamento e, até mesmo, para usar em banheiros decorados.

Decoupage em Vidro
Fonte: Pinterest
Decoupage em Vidro
Fonte: Pinterest
garrafas decoradas
Fonte: Pinterest

Decoupage em vidro com tecidos

Se preferir aplicar tecido no vidro, saiba que antes é necessário alguns cuidados para que ele não desfie. Aplique termolina líquida no tecido e espere secar, depois recorte a imagem que será colada.

A termolina impede que o tecido desfie e rasgue com o passar do tempo!  Você pode fazer alguns pontos decorativos dando a ilusão do tecido estar costurado no vidro.

inspiração garrafas artesanato
Fonte: Pinterest
artesanato em garrafas
Fonte: Pinterest
artesanato em garrafas
Fonte: Pinterest

Viu só quanta coisa bacana é possível criar com garrafas, vasilhas e potes de vidro? Agora é só soltar a imaginação e criar a suas peças com a decoupage em vidro.

Faça um comentário