Reciclagem: 10 Dicas Para Você Ganhar Dinheiro

O artesanato com reciclagem é um negócio bastante lucrativo, pois tem baixo custo de criação e pode ser vendido por ótimos preços para você ganhar dinheiro.

reciclagem

É importante saber que reciclagem não é apenas usar o papel, vidro, metal ou plástico! Reciclagem é reaproveitar todo e qualquer material que você jogaria no lixo, basta ter criatividade e dar uma nova utilidade aquele “lixo”.

Reciclagem: 10 dicas para ganhar dinheiro

  1. Separe o seu lixo

A primeira coisa que você deve fazer é aprender a separar seu lixo. Escolha os materiais recicláveis que você deseja trabalhar, ou pelo menos fazer um teste.

Reciclagem de latas, caixa de leite, vidros, reciclagem de pneus… Peça aos seus amigos e vizinhos para fazerem o mesmo, assim você consegue mais material para começar o seu negócio.

artesanato com reciclagem

Fonte: EDUK

  1. Conheça os pontos de coletas e vendas de reciclagem

Outra opção é conhecer os pontos de coleta de material reciclável da sua cidade. Nestes postos costumam comprar materiais de outras pessoas e também vender para aqueles que fazem artesanato.

Procure saber na prefeitura da sua cidade, eles saberão te informar os locais de coletas.

  1. Escolha um nicho de produtos de reciclagem

É importante você escolher um nicho para investir, ou seja, dedicar a uma técnica especifica ou material.

A cartonagem feita com caixas de leite rendem peças lindas e bem vendáveis. Com ela é possível criar bolsas, carteiras, capas de agendas, etc.

As garrafas de vidro se tornam lindos objetos de decoração com as técnicas de decoupage em vidro e pintura.

Os acessórios feitos com outros materiais como a fibra do coco,  retalhos de tecidos, lacres e tampinhas de garrafas também conquistam as pessoas.

reciclagem de latas

  1. Aperfeiçoe a técnica

Procure se aperfeiçoar na técnica escolhida. Assista vídeo aulas e participe de oficinas para aprimorar seus conhecimentos e trazer novas tendências aos seus clientes.

  1. Ofereça seus produtos feitos com reciclagem

Mostre seus produtos para amigos, vizinhos, familiares. Explique sobre a importância da reciclagem e como o material que iria para o lixo se tornou um artesanato lindo e diferente.

reciclagem artesanato

  1. Crie uma página de divulgação

Não tenha vergonha de divulgar seu novo negócio lucrativo! Você pode criar uma página no Facebook e no Instagram para divulgar seus produtos. Siga outras pessoas do mesmo nicho para conhecer o trabalho delas e tirar algumas inspirações.

  1. Outros materiais

Você não precisa focar apenas nos materiais recicláveis comuns, a madeira pode ser reciclada, como os pallets que se transformam em vários objetos de decoração incríveis!

Pesquisa sobre os materiais que você pode reaproveitar!

  1. Participe de feiras e eventos de artesanato com reciclagem

Quer lucrar ainda mais? Você pode participar de feiras de artesanato ou eventos da sua cidade e das cidades vizinhas.

Entre em contato com a prefeitura para saber como se credenciar nestas feiras. As maiorias das cidades investem em cultura e apoiam os cidadãos que fazem artesanato, principalmente com reciclagem.

  1. Faça cursos para aperfeiçoar o artesanato com reciclagem

Os cursos de artesanato de reciclagem  são bem úteis e importantes para te tornar um profissional consciente e com produtos de qualidade.

Você pode investir em outra área e apresentar mais produtos diferenciados aos seus clientes.

reciclagem

  1. Inove

Inovação é a palavra que irá fazer a diferença no seu negócio! Não adianta fazer as coisas iguais aos dos outros, você precisa se destacar.

Crie produtos ousados, misture técnicas, dê novas funções às peças, quanto mais diferente e criativo for seu produto, mais chances de conquistarem as pessoas e consequentemente, lucrar mais.

Espero que com essas dicas você consiga crescer o seu negócio de artesanato com reciclagem. Além de ajudar o meio ambiente, você poderá ganhar dinheiro com isso!

Fotos: Pinterest

Faça um comentário