A Rosa do Deserto é uma planta exótica que tem encantado muitas pessoas. Ela necessita de poucas manutenções e pode ser cultivada em vasos. É uma planta perfeita para cultivar em apartamento.
Aprenda aqui como cuidar dessa planta, com dicas de cuidados diários com regas, adubação e iluminação.
Rosa do Deserto – Aprenda a cuidar neste guia
Com um aspecto semelhante a uma árvore em miniatura, a rosa do deserto é uma planta originária da África. Suas flores são perfumadas e florescem o ano inteiro, porém é na primavera que elas ficam mais encantadoras.
Se você quer cultivar a planta rosa do deserto de um jeito certo, confira esse guia completo de cuidados com essa exótica planta.
Cuidados com a terra para a rosa do deserto
O local ideal para plantar é em vasos com alta drenagem, pois essa plantinha adora água, mas não precisa ser um solo encharcado.
Utilize pedras para drenar a água e TNT para forrar o fundo do vaso, evitando que as raízes saiam pelos furinhos. Misture substrato de húmus de minhoca e areia grossa para uma terra que resiste às altas temperaturas.
Fique atento à iluminação
Esta planta adora sol, por isso, deixe o vaso com a planta em contato direto com os raios solares em aproximadamente 6 horas por dia.
O contato com o sol ajuda a planta se desenvolver e suas flores ficam mais exuberantes como nunca com esses cuidados acerca da iluminação.
Invista em adubação
Com o tempo, a rosa do deserto vai perdendo seus nutrientes, por isso, é bem importante investir em adubação com fertilizantes indicados também para cactos.
Uma dica é aplicar o fertilizante ainda quando o substrato estiver agindo e nunca aplique o produto na raiz da planta, pois isso poderá queimá-las e impedir o crescimento saudável das flores.
Faça poda
Para fazer a poda da rosa do deserto, escolha entre os meses de setembro a março e faça apenas uma vez ao ano. E para dar um formato à planta utilize a técnica dos produtores de bonsai como amarrar os galhos com arames e barbante.
Leia também: Bambu da Sorte – Como cuidar, cultivar e podar
Respeite as regas da planta
O bulbo é o reservatório de água da rosa do deserto, é através dele que você consegue identificar se a planta necessita de água. Por exemplo, aperte de leve o bulbo e veja se o aspecto está murcho, é essa a indicação de que ela precisa de água.
Outra forma é verificar a terra do vaso, se o solo estiver seco será preciso fazer a rega da planta. Mas cuidado com o excesso de água, ele pode apodrecer as raízes.
Uma dica é regar a planta uma vez por semana e a cada 15 dias nos períodos de inverno.
Cuidados ao manusear a rosa do deserto
Apesar da sua beleza exótica a rosa do deserto é uma planta tóxica, por isso, faça as manutenções como podas usando luvas.
Mantenha o vaso com a planta em um local seguro longe de crianças e animais de estimação, evitando acidentes domésticos com intoxicação por rosa do deserto.