Tecidos para Fazer Tapete – Quais as melhores opções?

Saber escolher bem os tipos de tecidos para fazer tapete é crucial para garantir um acabamento mais bonito, confortável e que seja, também, durável. Afinal de contas, não é qualquer tipo de tecido que pode ser usado na hora de fazer um tapete. Isso porque é necessário que o material tenha resistência e durabilidade, caso contrário, você poderá ter o retrabalho de sempre refazer os tapetes.

Por isso, fizemos este conteúdo com uma série de dicas e orientações sobre o assunto. Acompanhe e saiba mais!

Depois, veja o nosso conteúdo sobre pergolado de madeira com flores.

tecidos para fazer tapete

Melhores opções de tecidos para fazer tapete

Existem diversos tipos de tecidos para fazer tapete que você pode usar. O que diferirá um do outro são aspectos relacionados à durabilidade, toque suave, entre outros aspectos. Sendo assim, esses fatores precisam ser considerados na hora de escolher a melhor opção. A seguir, você verá uma série de opções de tecidos para fazer tapete. Veja só:

1. Lã

Resistente à água, a lã pode ser usada para fazer tapetes dos mais diversos tamanhos e formatos. Ela costuma ser bastante resistente e possui uma textura suave e agradável, que pode ser sentida ao caminharmos sobre ela. Além disso, é possível encontrar muitas opções de cores de lã para usar nos seus tapetes, deixando a sua criatividade fluir com mais facilidade.

2. Algodão

Sem dúvidas, o algodão tem um aspecto muito agradável e suave, que pode deixar o seu tapete mais confortável. No entanto, ele pode acabar sujando com mais facilidade. Além disso, a durabilidade pode ser um pouco menor, ou seja, esse tipo de tecido pode se desgastar com mais facilidade. Por isso, é ideal para espaços com uma baixa circulação de pessoas.

3. Poliéster

O poliéster é um tipo de tecido sintético com alta durabilidade. Seu acabamento fica bonito, porém, o seu toque sob os pés talvez não seja o mais agradável possível. Afinal, ele pode ser um pouquinho mais “duro”, digamos assim. Em contrapartida, é super resistente, fácil de higienizar e pode ser usado em ambientes nos quais há grande circulação de pessoas.

Depois, veja o nosso conteúdo sobre como isolar barulho do quarto.

4. Seda

A seda é um tipo de tecido natural muito conhecido por sua delicadeza e suavidade. Nos tapetes, pode criar um aspecto muito confortável e agradável de sentir sob os pés. Porém, ela também pode ser um pouco menos resistente e exige cuidados especiais na hora de lavar e de cuidar. Portanto, é ideal para áreas com baixa circulação, para que não fiquem pisando demasiadamente no tecido.

5. Nylon

Este é mais um tecido sintético que pode ser usado na hora de fazer um lindo tapete. Durável e resistente, o nylon é ótimo para áreas que exigem mais “força” na hora de decorar com tapetes. Também é fácil de higienizar. Em contrapartida a isso, não podemos deixar de citar que, obviamente, por ser um tecido sintético ele não promove o mesmo conforto que outras opções que conhecemos. Ainda assim, pode ser bem interessante em estabelecimentos, por exemplo.

tecidos para fazer tapete

Qual a melhor alternativa?

Na realidade, não existe a melhor ou pior alternativa, pois tudo depende do contexto. Isto é, quando pensamos nos tipos de tecidos para fazer tapete existentes, devemos considerar que cada contexto necessitará de um tecido específico. Em locais com muita circulação de pessoas, especialmente usando calçados, pode ser interessante investir em opções sintéticas, como o nylon e o poliéster.

Já em locais mais residenciais, e que exigem um toque de conforto, como o nosso quarto, tapetes de seda podem ser bem-vindos. Por fim, ambientes intermediários, como a sala de nossa casa, pode ser contemplado com um tapete de lã, que é relativamente mais durável que o de algodão e de seda, mas é mais confortável que as opções sintéticas.

O segredo é avaliar as condições do ambiente para tomar a melhor decisão possível. 🙂

Veja agora: Cozinha Americana – Como Planejar? 10 Modelos Incríveis

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *