Como Tirar Mancha de Roupa – 9 Receitas Práticas

Você sabe como tirar mancha de roupa? Esta é uma pergunta que muitas pessoas acabam fazendo depois de presenciar um desastre com alguma peça querida. Assim sendo, nada melhor do que ter algumas receitas caseiras para ajudar neste processo, não é mesmo? Acompanhe o texto para aprender de forma rápida e prática como proceder.

capa como tirar mancha

Como tirar mancha de roupa – Rápido e prático

A primeira coisa que você precisa entender é que, para aprender como tirar mancha de roupa, você precisará analisar diversas situações. E uma destas situações, é a condição e a característica das manchas. Ou seja, nem todas as receitas caseiras servirão para todas as manchas. E você deverá estar ciente disso para que tudo corra bem.

Assim sendo, a primeira coisa que você precisa entender é, de fato, qual o estilo de mancha que você está tentando remover, qual o tipo do tecido e qual a origem do problema. Estas respostas serão cruciais para que você faça o procedimento da maneira correta e não crie falsas esperanças.

como tirar mancha de roupa

Receita para tirar mancha de roupa

Agora que você já identificou o tipo da mancha que está tentando remover, podemos seguir adiante com os procedimentos. Como falamos, cada tipo mancha requer uma receita. Por isso, separamos algumas das manchas mais comuns que podem ser removidas. Acompanhe

Como tirar mancha de maquiagem da roupa

As manchas de maquiagens são umas das mais comuns. E você poderá tentar removê-las de uma maneira muito simples.

  • Esfregue álcool 90˚ na roupa manchada e depois lave-a normalmente.
  • Manchas de batom em peças brancas podem ser removidas com acetona. Em peças coloridas, utilize um pouco de gelo. Ele ajudará na abertura das fibras e a dissolver a mancha. Depois, esfregue com um pouco de detergente.

Tirar manchas de sangue da roupa

Para tirar manchas de sangue das peças de roupa, você poderá usar um pouco de vinagre e esfregar com cuidado. Outro material muito útil nestes casos, é a água oxigenada de 20 volumes. Ela certamente ajudará.

mulher lavando roupa

Mancha de gordura

As formas mais eficientes de tirar mancha de roupa causada por gordura, é usar éter, benzina ou gasolina. Esfregue um pouco a mancha com uma destas substâncias e possivelmente surtirá efeito. Caso a roupa seja colorida, você poderá usar água e sabão, o que já será o suficiente. Depois, ainda pode polvilhar talco ou farinha, caso a mancha não tenha sido removida completamente.

Como tirar mancha de tinta de caneta da roupa

Experimente esfregar a mancha com um pouco de suco de limão. Esta pode ser uma das formas mais práticas de tirar mancha de caneta da peça. Caso não surta muito efeito, faça um teste e esfregue um algodão com álcool ou sabão.

Tirar mancha de graxa da roupa

Para tirar mancha de graxa da roupa, tudo que você precisa fazer é cobrir a mancha com talco. Pode ser bastante. Depois, basta remover o excesso e colocar detergente de cozinha sobre a mancha. Após 20 minutos, lave normalmente.
como tirar mancha de roupa

Como tirar mancha de mofo da roupa

Para remover manchas de mofo da roupa, você pode usar um pano com sabão de PH neutro. Esfregue com cuidado até remover. Além disso, você também pode usar suco de limão ou vinagre. Depois de fazer o procedimento, é importante que a peca fique ao sol por algumas horas. E somente depois, lave de modo separado das outras peças.

Tirar mancha de suor da roupa

Pegue as peças que estejam manchadas com suor e coloque-as de molho com uma solução de 3 colheres (chá) de vinagre e também adicione 1 litro e água. Após o molho, lave as peças normalmente em máquina.

Como tirar mancha de desodorante da roupa

Para tirar manchas de desodorante da roupa, tudo que você precisa fazer é esfregá-las suavemente com a ajuda de uma esponja. É importante que a esponja esteja umedecida com água oxigenada. Depois, deixe agir por até 2 minutos.

Mancha de café

Para tirar mancha de café da roupa, você terá duas opções, que são:
  • Se a mancha for antiga ou já estiver seca, tudo que você precisa fazer é esfregá-la com um pano com álcool ou vinagre. Depois lave a peça normalmente.
  • Se a mancha for recente, experimente esfregá-la com gelo. Isto poderá fazê-la desaparecer. Caso não ajude, tente usar água e bicarbonato de sódio.

roupas coloridas

Cuidado com peças sensíveis

Estas soluções apresentadas podem ser úteis em determinados tipos de peças. Porém, em outras pode não funcionar. Assim sendo, sempre verifique o tipo da peça. Se você considerar a peça muito sensível, faça os procedimentos com cautela. Ou procure o fabricante para indicar uma solução mais assertiva.

Aproveite nossas dicas, coloque em prática e conte-nos o que achou. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.

Leia também:

Faça um comentário